Como escolher uma raquete de tênis






1. Tipo de Material

São muitos os materiais que compõem um aro de raquete de tênis. Dividindo e associando-os por categorias / qualidade do jogador, facilita sua escolha.
Até 9 anos - Sempre alumínio pois não quebram com colisão normal, são leves, vibram pouco por serem pequenas e tem custo bem reduzido.
De 9 a 11 anos:
Iniciante
alumínio
Intermediário
alumínio - alumínio /grafite
Avançado
grafite
Adulto:
Iniciante
alumínio - grafite/ alumínio grafite/ fibra de vidro
Intermediário
grafite/ fibra de vidro - grafite
grafite/ titânio
Avançado
grafite - grafite/ titânio - grafite/ kevlar
Obs1: Grafite (ou Carbono) tem diferentes tipos de qualidade.
Obs2: Raquetes de Grafite/ Titânio/ Kevlar são sujeitas a quebra quando colididas com superfície dura.


2. O Tamanho da Cabeça.

O tamanho da cabeça é a zona total de impacto com a bola.

MidSize ou MS - de 550 cm² (85 in²) a 610 cm² (95 in²)
MidPlus ou MP - de 610 cm² (95 in²) a 680 cm² (105 in²)
Oversize ou OS - acima dos 680 cm² (105 in²)

Uma cabeça grande aumenta a potência da bola. Com o sweetspot (área de contacto ideal) maior, maior é o conforto no impacto, em contrapartida, essa maior área diminui a velocidade de manipulação da raquete, ficando mais difícil manuseá-la e acelerá-la se os seus movimentos ao fundo do court forem completos, com boa técnica.
Este tipo de cabeça é óptima e aconselhada para quem está a começar a jogar, pois terá mais facilidade em acelerar a bola sem esforço. Conforme o seu nível de jogo for melhorando, e for tendo maior controlo, pode reduzir o tamanho da cabeça para uma menor, embora haja jogadores mais experientes que prefiram este tipo de raquete pela potência gerada com menor esforço.

Uma cabeça pequena aumenta o controlo sobre a bola e também a velocidade dos movimentos. Mas este tipo de cabeça exige mais experiência de jogo, pois o sweetspot é menor e qualquer bola batida fora do centro sai descontrolada e o impacto é desconfortável.
Este tipo de raquete é preferida pelos tenistas mais avançados porque geram velocidade de bola com os movimentos de impacto e com o corpo e como tal necessitam de uma raquete que lhes dê controlo.


3. Distância da cabeça ao punho da raquete.


Cabeça Próxima do Punho - Esta é uma característica das raquetes infantis, que facilita a coordenação entre visão e bola.

Cabeça Afastada do Punho - São essencialmente para adultos de baixa estatura (inferior a 1,65m), dando extra potência.


4.
Distribuição de Peso:


As raquetes de hoje em dia, de cabeça grande e de peso leve, facilitam ao jogador iniciante a gerar potência e a bater na bola. Mas se tem intenções de jogar ténis, é bom que pratique bastante a técnica. Uma boa técnica é previne lesões e garante pancadas potentes e precisas.
O peso é distribuído pelo tamanho da raquete, e mede-se do principio do punho ao topo da cabeça. É conhecido como:

Cabeça Pesada - O peso está localizado mais na cabeça, e serve para acelerar a cabeça durante o swing (movimento completo da pancada, desde a preparação até à finalização), o que resulta em maior potência nas pancadas de fundo de court e nos serviços. Atenção, quanto mais pesada for a cabeça da raquete mais sujeito a lesões estará, e não é aconselhada aos jogadores com cotovelos enfraquecidos.

Equilibrado - O peso está ao centro da raquete, e é bem aceite por diferentes tipos de jogadores. Para se saber qual o ponto de equilibrio da raquete, basta dividir o seu tamanho (em milimetros) em metade. Ex.: 685mm / 2 = 343mm.

Cabeça Leve - O peso está localizado mais perto do punho, dando maior controlo, manuseio e precisão.

Para os jogadores que utilizam uma raquete equilibrada ou de cabeça leve e possuem um swing longo e completo, podem beneficiar dos modelos de cabeça pesada para aumentar a potência das pancadas.


5. Flexibilidade

A flexibilidade duma raquete está no seu perfil, que pode variar ao longo da raquete e até mesmo só na cabeça.

Perfil Estreito - Oferece maior flexibilidade e maior sensibilidade, porque a bola fica milésimos de segundos a mais no contacto com a raquetes, e como aumenta a precisão e controlo nas pancadas.

Perfil Largo - Oferece mais rigidez e menor sensibilidade, mas maior potência.

Se é um jogador com alguma experiência, e pretende trocar de raquete, procure uma de maior flexibilidade para lhe oferecer maior controlo. Se é um jogador ocasional e o seu jogo baseia-se no fundo do court, as raquetes de perfil largo podem o ajudar a fazer "a tal pancada".


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: