Dimensões da quadra de tênis











Hoje vamos falar sobre as quadras e suas características, dimensões e material.


Uma quadra de tênis tem uma superfície retangular com 23,77 m de comprimento e 8,23m de largura para partidas singulares e 10,97 m para partidas em duplas.


A rede pé colocado no centro da quadra, dividindo-a em duas partes iguais e tem 1,07m de altura nas extremidades e 914mm de altura no centro.


As linhas nas extremidades das quadras são chamadas linha de base e as linhas laterais são chamadas de margem. Duas linhas, uma em cada lado da quadra, estão posicionadas a 6,4m da rede e são chamadas de linhas de serviço. A área entre a rede e a linha de serviço é dividida ao meio, paralelamente às laterais, partido do ponto mais baixo da rede.


Como qualquer desporto ou modalidade deve ter certas regras importantes para a sua prática, o campo deve ser rectangular com 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura, em termos de jogos singulares que são jogados um contra um, em relação aos jogos de pares que são jogados dois contra dois, o campo terá 10,97 metros de largura, pois os corredores, que é o nome que se costumam chamar, também passam a ser contabilizados.


O campo deverá de ser dividido a meio por intermédio de uma rede suspensa com uma corda ou por um cabo metálico cujas extremidades deverão passar por cima ou estarão fixas à parte superior de dois postes com uma altura de 1,07 metros.


As linhas finais do campo denominam‐se de linhas de fundo e as linhas que limitam as laterais do campo denominam-se de linhas laterais, depois temos duas linhas paralelas que estão colocadas entra as linhas laterais, a uma distância de 6,40 metros de cada lado da rede, estas linhas denominam-se por linhas de serviço. Em cada lado da rede, a área entre a linha de serviço e a rede é designada de quadrado de serviço e está será dividida em duas partes iguais, pela linha central de serviço. 


A linha central de serviço deverá ser traçada paralelamente às linhas laterais de singulares e devem ter a mesma distância entre ambas.





DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: