Velocidade e agilidade no tênis





Tênis - história, regras, modalidades - Esportes - InfoEscola

O tenis pode ser jogado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, sendo esses geralmente divididos em categorias de faixa etária. As equipes podem ser constituídas por um jogador ou por uma dupla de jogadores, podendo a dupla ser mista. Por isso, dua qualidades física variam de acordo com o tipo de quadra.

O tênis tem sido descrito como um jogo de emergências contínuas, pois com todas as batidas do oponente a bola pode ter velocidades diferentes, diferentes tipos de efeitos e ser colocada em vários locais da quadra. Essas complexidades requerem que o tenista tenha tempo de reação rápido e velocidade explosiva para o primeiro passo. Esses atletas necessitam ter deslocamento excepcional de direção linear, lateral e em movimentos multidirecionais. Uma pesquisa prática testou a relação entre aceleração, velocidade máxima e agilidade em jogadores de futebol. Essas três variáveis parecem ser individuais e cada qualidade específica é dependente da outra. Então, é importante treinar os tenistas em padrões de movimento específicos que são realizados durante os jogos. Se os princípios de especificidade são usados para delinear programas de treinamento seria sensato treinar os tenistas usando atividades de sprint que não seriam mais longas que a distância percorrida em cada golpe durante o ponto.  A realização de sprints de não mais que 20 metros em sessões de treinamento são indicadas.

As relações entre velocidade, rigidez de membros inferiores, potência explosiva e força muscular buscando determinar ainda a relação dessas valências com a performance competitiva de jovens tenistas. Foi observado que esses atributos têm relação forte com a performance e que existem assimetrias dessas variáveis quando foi feita análise intra-sujeitos. Portanto, é de suma importância que essas capacidade físicas sejam monitoradas regularmente durante a puberdade, pois o treinador pode modificar o programa para compensar esses desequilíbrios. Isso poderia ainda minimizar os riscos de lesões durante essa fase de maturação física, perído de importante evolução do atleta.


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: