Trabalho de força no Tênis de campo








A força pode ser definida pela capacidade de movimentar ou a tentativa de mover algo ou alguma coisa. Em muitos esportes, o objetivo principal dos exercícios de força é melhorar a potência ou velocidade do movimento contra uma determinada resistência. Uma característica do modelo de treinamento de força convencional é a utilização de cargas elevadas próximas às cargas máximas, com isso a sua velocidade de movimento acaba se tornando lenta. O modelo de treinamento de força com característica balística tem como principal função realizar a velocidade do movimento na sua fase concêntrica e são utilizadas cargas moderadas. Outro modelo de treinamento de força existente é o treinamento pliométrico que consiste em movimentos com o ciclo alongamento-encurtamento. Neste modelo a maior importância está na velocidade do movimento, com isso, são utilizadas cargas baixas ou até mesmo com apenas o próprio peso corporal.

A força explosiva pode ser identificada visualmente nas ações potentes dos golpes dos atletas e em sua velocidade de movimentação na quadra. Geralmente,  os efeitos positivos dos programas de treino da força para tenistas sobre as alterações na composição corporal, aumento na potência anaeróbia, melhorias na velocidade e agilidade, assim como nos níveis de força durante a execução dos movimentos (velocidade do serviço, golpe de direita e golpe de esquerda).

As exigências de um jogador de tênis relativas à força são: Imprimir grande velocidade à raquete, utilizando não só o braço armado, mas também tronco e pernas, movimentar a raquete rapidamente em intervalos curtos, utilizando o punho, o antebraço ou todo o braço armado, executar movimentos rápidos em todas as direções partindo da posição estável. Se a força diminuir seu estado, todo o jogo é condicionado limitando os golpes do jogador, que começam a ser mais curtos e a bola irá mais lenta para o campo adversário, proporcionando ao jogador contrário a oportunidade de tomar a iniciativa de jogo.

No treinamento, geralmente são realizados exercícios com características próprias de jogo como o forehand e o backhand com resistência de um elástico e exercícios de estabilização com halteres, therabands e bolas suíças para trabalhar estabilização do ombro, observou-se diferença significativa na avaliação pré e pós a realização do treinamento resistido.

O tênis de campo competitivo sofreu grandes mudanças relacionadas às características das suas ações motoras se comparado há vinte anos, pois naquela época os aspectos técnicos e a parte tática eram o suficiente para se definir uma partida. Cabe ao profissional se atualizar para que o treinamento de força sempre dê para o praticante o máximo da performance.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário