Movimentos do jogo de Beach Tennis








É importante falar que tanto o tênis quanto o beach tennis são esportes que trabalham com praticamente todos os grupos musculares do corpo. É preciso estar em constante movimento para realizar uma boa partida, além, é claro, de exercer força nesses movimentos.

O texto de hoje fala sobre o Beach Tennis, que é um esporte muito democrático, de fácil aprendizado e requer pouco tempo de quadra para que o praticante já consiga se divertir.

E também temos as dicas sobre os golpes que auxiliam muito na hora do jogo. E vamos começar com uns dos mais importantes:

1- Saque:  

O saque é importante porque é a nossa primeira bola de ataque no ponto. Uma dupla que os dois sacam mal provavelmente terão dificuldades em fazer o serviço sempre ficando atrás no placar.

Esse golpe pode ser feito de duas maneiras:

fazendo como no tênis: o movimento completo do braço. Nesta opção o toss (lançamento da bolinha) precisa ser mais alto para dar tempo de fazer o movimento completo.
ou de um jeito mais prático que é saindo com a raquete atrás da cabeça e fazendo um movimento mais curto e mais rápido. Neste caso o toss pode ser mais baixo e o movimento mais rápido pegando a bola sempre no ponto mais alto.

2 – Forehand (Direita) :

Esse é um dos golpes mais utilizado para definir o ponto. O ideal para se ter uma direita boa e ofensiva no beach tennis é deixar a face da raquete sempre virada para a quadra adversária. Se feito isso o movimento fica mais simples e mais curto podendo acelerar mais forte a bola.

3 –  Backhand (Esquerda) :

A esquerda no beach é utilizada para trabalhar o ponto (controle, curta, lobe) e movimentar o adversário de uma forma que ele mande uma bola para acelerarmos de direita para ganharmos o ponto.

Para se ter uma esquerda boa é necessário deixar a raquete sempre alta e os cotovelos apontados para o chão.

Com isso, o movimento fica mais curto e consequentemente conseguimos abaixar a bola para que o nosso adversário suba ela. Fiquem tranquilos vocês que estão lendo, não é preciso ter uma esquerda forte se preocupe na hora do treino em colocar sua esquerda bem direcionada.

4 – Dropshot (curta):

Essa é uma bola muito utilizada pelos profissionais e pouco usada pelos amadores/iniciantes. O objetivo principal da curta NÃO é matar o ponto, mas, abaixar a bola para que o seu adversário suba a bola para ser feito o smash ou uma bola acelerada de direita.

Para efetuarmos uma curta eficiente é preciso, deixar a raquete na nossa frente (tenistas geralmente fazem a curta levando a raquete para lateral), apontar a raquete para o adversário e deixar a bola cair um pouco para a bola fazer um arco e cair na quadra adversária. Caso você consiga ler a jogada antes e antecipar a curta pegando ela mais alta fica mais fácil de fazer a curta porque a raquete já vai estar na parte alta da rede.

5 –  Lobe:

Uma das bolas mais utilizadas pela categoria iniciante/amadora. Pode ser uma bola muito boa se utilizada na hora e no momento certo, mas também pode se tornar uma oportunidade para que o nosso adversário ganhe o ponto se for má executada.

Um lobe eficiente é aquele em que a bola vai alta e funda fazendo a outra dupla se movimentar para trás para que a minha dupla consiga chegar mais perto da rede, afinal, o objetivo do beach tennis é conquistar a rede. Uma dica para um lobe alto e fundo é conduzir a bola o máximo possível.

6 – Smash

É uma bola de ataque. É utilizada parafinalizar o ponto ou para deixar nossos adversário em uma situação difícil para defender. Para ter um bom smash é necessário MUITO treino. Além disso, o ideal é sair para trás (e não de frente) com a raquete armada alta e com a corrida lateral para batermos na bola com efeito e potência e claro SEMPRE terminar o movimento cruzando o braço.

Agora que você já sabe quais são os movimentos para jogar Beach Tennis, basta praticá-los que seu Beach Tennis vai melhorar consideravelmente.



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário