quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Devoluções ofensivas no Tênis






Esta deveria ser a opção número um para a devolução de segundos serviços, principalmente no feminino. Ela é interessante para jogadores que possuem um bom "timing", ou seja, têm facilidade em acelerar a raquete ajustando-se rapidamente com a velocidade necessária e golpeiam a bola no ponto exato.


Este tipo de resposta também é cada vez mais utilizada para devolver primeiros saques fortes, porém é uma estratégia assumidamente mais arriscada.

Execução – uma boa opção é fazer o adversário saber que será atacado, isso pressiona o sacador. Assim, as melhores opções de posição inicial são as ofensivas de direita e esquerda (explicadas na edição 55). Nas quadras rápidas, o split step ofensivo para frente é o mais indicado. No saibro, o split step ofensivo para trás é muito eficiente.

No primeiro caso, usa-se uma preparação mais curta. No segundo, o objetivo de ir para trás é ter tempo para realizar um movimento (swing) longo, para gerar potência na batida.

Nas quadras rápidas, com split step para dentro da quadra, as devoluções chapadas são a melhor opção. No saibro, por estar mais atrás da linha de fundo, um top spin bem acelerado, firme, ao estilo Guga, vai muito bem.

Aqui, o apoio de pernas é o que você usa em seus golpes mais agressivos, seja "open stance" (aberto) ou neutro. O golpe pode sair melhor se for executado com "semi open" (semi-aberto). Porém, devido às variações de velocidade e efeito, o "open stance" resolve quase todos os problemas. Aliás, em todas as outras devoluções, este apoio pode ser a solução para o ajuste de tempo e distância (como no caso de bolas longe do corpo). Hoje ele é usado, inclusive, com backhands de uma mão.

Saiba mais lendo aqui

DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Paredão é um ótimo companheiro no Tênis




O tênis é uma modalidade desportiva que se utiliza de técnicas complexas para responder as exigências impostas nas competições. Isso porque nas competições de alto nível o jogo é disputado numa velocidade tal que dificulta ao extremo o posicionamento do corpo para executar a técnica padrão de movimento.

É um jogo para ser jogado com um amigo ou se vc optar pelo jogo em duplas, com três amigos. Porém, nem sempre os amigos que jogam esse esporte estarão disponíveis.

Não ter adversários disponíveis não é desculpa para não praticar. O paredão é o melhor amigo do tenista.

O uso do paredão é muito usado para treinamentos, podendo variar a distância e o tipo de desafio. É legal fazer  desafios progressivos com você mesmo (bater 10 bolas de um mesmo lado, por exemplo).

Boa prática!

DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

terça-feira, 22 de maio de 2018

Lançamento da Bola no Saque do Tenis



O lançamento da bola  é um importante componente do saque. O sucesso de um excelente saque depende do lançamento da bola no ponto ideal. Em todos os outros golpes do tênis você deve se posicionar antes de golpear a bola. Aproveite então o saque, lançando a bola corretamente. E lembre-se: a regra lhe permite abortar o saque se lançar a bola errada.

As dicas básicas para controlar o lançamento da bola: segurá-la com a ponta dos dedos, manter o punho travado e o cotovelo estendido. Bola na palma da mão, punho e cotovelo flexionados tendem a lançar a bola para trás. Se isso ocorrer, sua chance de sacar com potência será drasticamente reduzida. Lance a bola para frente, para dentro da quadra. Assim você terá maiores chances de transferir energia para a bola. Repare como os profissionais sacam entrando na quadra!

Quanto à altura do toss (lançamento), procure lançar a bola apenas um pouco acima do ponto de máximo alcance. Se você lançar a bola muito acima deste ponto, a potência de seu saque será prejudicada por dois motivos:

A) o ritmo do saque será quebrado, pois você terá que esperar a bola subir, parar e voltar até o ponto de máximo alcance; e

B) você terá que golpear a bola em sua fase descendente, ou seja, em movimento. A chance de errar este cálculo extra será maior. Se isso acontecer, importantes movimentos que geram potência, como a extensão do cotovelo, por exemplo, ficarão prejudicados.

Tenha Aulas de Tenis de Quadra. Aproveite e conheça a Aula de Saque. Clique aqui!


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

domingo, 8 de abril de 2018

A quadra no tênis



O tênis é jogado em uma superfície plana retangular, geralmente da grama, saibro, ou em piso duro. A quadra tem 23,77mde comprimento, e sua largura tem 8,23m para partidas singulares, e 36 10,97m para partidas a pares. O espaço adicional em torno da quadra é requerido para que jogadores possam alcançar a bola quando esta depassa os limites da quadra. Uma rede é esticada a meio da quadra em toda a sua largurada, paralela com as linhas de base, dividindo-a em duas partes iguais. A rede tem 1,07m de altura nas extremidades, e 9,14m de altura no centro. As linhas nas extremidades das quadras são chamadas linha de base e as linhas laterais são chamadas de margem. Duas linhas, uma em cada lado da quadra, estão posicionadas a 6,4m da rede. Estas são as linhas de serviço. A área entre a rede e a linha de serviço é dividida ao meio, paralelamente às laterais, partido do ponto mais baixo da rede.
Há três tipos principais de quadras, dependendo dos materiais usados para a superfície da mesma. Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de tênis.
  • Quadra de argila/terra batida (saibro);
  • Quadra de grama;
  • Hardcourt (piso duro: cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica).


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

segunda-feira, 12 de março de 2018

Não treine saque no final do treinamento






Qualquer tenista com um pouco de experiência sabe que o saque é o golpe mais importante do tênis. Mas quando vai para a quadra, mesmo concentrando-se, respirando profundamente... só consegue sacar uma bola lenta e ainda recebe um winner na paralela como devolução.

Se você quer aumentar a potência de seu saque, leia as dicas abaixo e... pratique! Afinal, o saque é o único golpe do Tênis em que você não vai precisar de um parceiro para praticá-lo.

Alguns professores e treinadores costumam pegar o cesto de bolas e pedir para o aluno sacar após a maior parte da aula ter acontecido. Muitos alunos encaram esta situação como se fosse uma rotina, em que a parte principal do treino já terminou e acabam sacando de forma mecânica, sem muita concentração e energia.

Se o saque é tão importante, porque deixar para o fim da sessão, quando o aluno já está física e mentalmente cansado?

Outro aspecto a ser considerado é que quando jogamos uma partida, logo no primeiro game, alguém deverá sacar e, para isso, é necessário estar focado desde o início.

Quer ter exercícios para melhora do saque? Essa aula pode ajudar. Clique aqui e veja essa aula de Tenis - Saque.
 

DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: