quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ferrero vence Monfils em jogo de quase 5h


Número 1 do mundo entre outubro e novembro de 2003, o espanhol Juan Carlos Ferrero, que está com 31 anos e atualmente ocupa a 105ª colocação do ranking da ATP, reviveu momentos de raça e categoria do tenista de outrora. Após 4h48m de intensa e emocionante disputa, o campeão de Roland Garros em 2003 conquistou uma suada vitória e estragou a festa do francês Gael Monfils, sétimo do mundo e que completava 25 anos nesta quinta-feira, por 3 sets a 2, com parciais de 7/6(5), 5/7, 6/7(5), 6/4 e 6/4. Com o triunfo, o "Mosquito", como é conhecido, classificou-se para a terceira rodada do torneio.

Juan Carlos Ferrero comemora vitória sobre Monfils no US Open (Foto: Reuters)

Essa foi a segunda vitória de Ferrero em dois jogos contra o francês: ele já havia vencido no Masters 1000 de Montreal, no Canadá, em 2009. Na próxima fase, o espanhol vai enfrentar o compatriota Marcel Granollers, número 32 do mundo, que venceu o cazaque Mikhail Kukushkin em três sets: 7/5, 6/3 e 6/4.

Os três primeiros sets foram marcados pelo enorme equilíbrio entre os dois tenistas. Enquanto Ferrero se mostrava estável e firme no fundo de quadra, Monfils alternava jogadas sensacionais, como uma rebatida de costas no décimo game da primeira parcial, com erros displicentes em smashes fáceis. O resultado de tanta disputa foram dois tie-breaks, um para cada lado, e um 7/5 para o francês entre os dois sets de desempate.

Os números, no entanto, mostram larga vantagem de Monfils. Ao longo de todo o duelo, aplicou 81 bolas vencedoras, contra 34 do espanhol, e 21 aces, contra apenas dois do "Mosquito". Mas o sétimo do mundo também teve mais erros não forçados: foram 81 contra 52.

Gael Monfils no jogo contra Juan Carlos Ferrero no US Open (Foto: Reuters)

No quarto set, sacando em 5/4 para levar o jogo para o quinto, Ferrero abusou da frieza ao arriscar tudo no 30/40 e cravar uma direita na linha, após longa troca de bolas, salvando o break point. Na sequência, foi firme mais uma vez no fundo de quadra e contou com dois erros não forçados do rival para alongar a partida.

Logo no primeiro game do set decisivo, quando sacava em 30/40, Monfils demonstrou insegurança e isolou novamente um smash fácil, cedendo a quebra. No game seguinte, Ferrero saiu de 0/30 para confirmar o saque. Daí em diante, não houve mais quebras de serviço, e o espanhol teve tranquilidade e segurança para aproveitar a chance e fechar a parcial em outro 6/4 e a partida em sensacionais 3 sets a 2.


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário

Postar um comentário