Lesões do Joelho em Tenistas








O tênis é um esporte que exige muito dos joelhos. Requer boa mobilidade, agilidade, explosão, desaceleração, movimentação lateral, para frente e pra trás, rotação e estabilidade.

Lesões que deixam o tenista fora por muito tempo levantam o questionamento de como devem ser tratadas e como recuperar o tempo perdido, para que fatores como a falta de ritmo de jogo não fique tão acentuada. Em um cenário tão competitivo quanto o tênis, qualquer técnica ou tratamento que facilite esse processo deve ser considerada.

Faz parte da carreira de todo atleta lidar com lesões que podem ocorrer a qualquer momento. Treinamentos preventivos ajudam a evitar que elas ocorram com frequência, buscando deixar o tenista o maior tempo possível saudável e em boa forma física.

O joelho é composto pelos ossos do fêmur, da tíbia, da patela e possui uma estrutura chamada de menisco que é capaz de amortecer e distribuir as cargas.

É envolvido por uma cápsula que o protege e possui potentes ligamentos, dentre os mais conhecidos estão os cruzados anterior e posterior, ligamentos laterais internos e externos.

Além disso, existem vários músculos que o cruzam vindo de outras articulações como quadril, tornozelo/pé, que influenciam diretamente nos problemas desta articulação.

Tipos de lesões no joelho que podem acometer o tenista

Há diferentes tipos de lesões e dores que podem acometer o joelho, relacionadas a diferentes tipos de tecidos, traumas e forças que cruzam esta articulação. Alguns Exemplos:

Meniscos

Problemas meniscais normalmente estão associados a um movimento forçado combinado de flexão, rotação e desvio para dentro ou para fora com o pé fixo no chão. Pode gerar sensação de bloqueio e limitação nos movimentos de flexão e extensão.

Cruzados (LCP E LCA)

As lesões dos ligamentos cruzados podem ocorrer por traumas diretos sobre a articulação ou também por movimentos forçados de flexão com rotação.

Os sintomas frequentes são instabilidade articular e dor para flexionar ou estender o joelho.

Ligamentos laterais (interno e externo)

Sua lesão ocorre em movimentos forçados ou traumáticos que forçam o joelho para dentro ou para fora.

Os sintomas são dor na parte de dentro ou de fora do joelho, respectivamente.

Compressão patelar

Pode ocorrer por uma alteração de tônus ou encurtamento muscular do quadríceps causando crepitações e dores em sua volta, principalmente na sua contração estendendo a perna.

*Convêm ressaltar que em lesões traumáticas pode acontecer um combinado dessas lesões.

Como o tenista deve tratar uma lesão no joelho

A primeira coisa a se fazer é buscar uma avaliação de um profissional especializado e da sua confiança, seja ele médico ou fisioterapeuta.

Para se chegar a um diagnóstico preciso é necessário uma investigação criteriosa, avaliando-se muito mais do que só o joelho.



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário