O golpe e tempo de bola no saibro








NÃO É PRECISO ser expert para saber que jogar em saibro é muito diferente de se jogar em quadras de cimento. E não é só no circuito profissional que essa diferença entre atletas que se adaptam melhor a um piso ou outro fica evidenciada. No amador também. O jogo contra aquele seu amigo devolvedor de bola não fica muito mais acirrado na rápida? E jogar contra aquele cara que saca muito e senta a mão em todas não fica mais equilibrado em terra batida? Esses são exemplos típicos dos efeitos que a troca de piso pode acarretar. Mas por que isso ocorre e como se adaptar?  Veja quais estilos de jogo se enquadram melhor a cada superfície e, além disso, dizer como atuar taticamente para se dar bem em qualquer uma delas.

Confira as dicas.

GOLPE

Quem joga bem em saibro geralmente tem golpes mais amplos, swing mais longo. Isso gera mais força. A maioria também bate com muito spin. A tendência da bola neste piso é quicar alta e "frear" um pouco após o contato com o solo. Isso favorece um golpe amplo. Na quadra dura, como a bola vem mais rápida e baixa, muitas vezes não há tempo de armar a batida adequadamente. Sendo assim, um golpe mais compacto, com swing de médio para curto, será a melhor pedida. No cimento, pode-se usar o peso da bola do adversário ao invés de ficar gerando força e, por isso, usa-se muito o contra-ataque.

Os jogadores de quadra dura geralmente possuem golpes mais chapados e usam empunhaduras eastern. Às vezes, um semi-western, mas quase nunca um western. Isso faz com que a bola saia sem muito spin. Mas, como mudar o golpe de um piso para o outro? Não é necessário fazer uma mudança tão brusca. Se for passar do saibro para a dura, dê uma pequena encurtada na preparação, principalmente nas devoluções de saque e tente "bloquear" a bola.


TEMPO DE BOLA

O jogador, na quadra dura, tem a capacidade e a opção de pegar a bola na subida. No saibro, isso é mais complicado, pois se está ligeiramente desequilibrado, a bola desvia mais e vem com mais spin. Essas variantes dificultam pegar na subida. Na dura, a bola vem redonda o tempo todo, com menos spin e quica mais baixo.

Para aprender fundamentos de Tenis, eu indico duas promoções especiais do site sobre Aulas de Esportes: 5 aulas de Tenis - Kit completo e 2 aulas - forehand e backhand - de fundamentos

Publicado em 08/02/13 e revisado em 07/06/17



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: