Dicas para potencializar seu saque no tênis de quadra







• Posicionamento: De lado, ombros e raquete apontados para a área do saque, pés afastados.

• Levantamento: (toss) Controlar o braço que levanta a bola. Manter o braço estendido com a mão apontando para a bola até o momento do impacto.

• Ponto de impacto: Após o levantamento, o ponto ideal é aquele em que a bola para de subir. É importante transferir o peso para frente, flexionando os joelhos e usando o abdome.

• Terminação: Após o impacto, girar os ombros levantando a raquete para o lado oposto do ombro, lembrando sempre de se reposicionar, para continuar a disputa pelo ponto.


Lance a Bola à Frente do Corpo


No lançamento da bola (toss), procure colocá-la em um ponto a sua frente. Isso obrigará você a "buscar" a bola, estendendo os joelhos, quadril e cotovelo. Desta forma você vai utilizar todo o corpo para sacar, diminuindo a responsabilidade do cotovelo/antebraço na execução do saque. Se você lançar a bola acima de sua cabeça, não poderá utilizar todo o corpo e acabará sacando "só com o braço".

Dicas das Empunhaduras

Não podemos ser radical e afirmar que esta ou aquela é a melhor empunhadura, pois cada jogador deverá achar a que mais lhe agrade, desde que esta possa fazer com que seu jogo continue a evoluir e não lhe cause nenhum problema físico. Vou tentar agora ajudar a todos que possuem essa dúvida com algumas dicas sobre as principais empunhaduras. a) Eastern - é a mais utilizada por jogadores amadores, pois com elas podemos Ter um bom controle de todos os golpes de direita no fundo e na rede. b) Eastern de Esquerda - normalmente usada por jogadores que utilizam esquerda com uma mão. c) Continental - empunhadura clássica, ótima para saques e voleios. d) Western - muito usada por jogadores que utilizam muito top spin. e) Semi-western - empunhadura intermediária entre eastern e western.

Dicas da Posição de Espera

Posição de espera (ou inicial), tão importante quanto todos os outros golpes e, tão esquecida por todos. Com exceção do saque, todos os golpes e deslocamentos em quadra partem da posição de espera. Vamos a ela: a) Cabeça - sempre alta com o olhar direcionado para a bola. b) Mãos - sempre a frente do corpo, com a mão não dominante apoiando a raquete para ajudar no equilíbrio e nas trocas de empunhaduras. c) Pernas - separadas confortavelmente e ligeiramente inclinadas. d) Tronco - ligeiramente inclinado para frente, transferindo o peso para a ponta dos pés.

Dica da Pegada

Direita, ou "forehand": mantenha os cotovelos ligeiramente à frente do corpo; apóie o coração da raquete sobre a extensão do dedo indicador da mão esquerda; em seguida, segure o cabo da raquete com a mão direita, como se estivesse cumprimentando alguém; esta é, também, a "posição de espera", no fundo da quadra, que você deve adotar para definir de qual lado vai bater a bola.


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: