Diferença do quique da bola no saibro e no cimento







O saibro ou terra batida, não só é mais lento como também é mais macio, sendo mais saudável para as articulações. Porém, principalmente devido à camada de pó de tijolo ou telha, que caracteriza este piso, nesta superfície o quique da bola é irregular e mais alto. Mover-se bem neste piso requer uma técnica apurada, ou ao menos, hábito.

As quadras sintéticas - também conhecidas como duras ou rápidas - são encontradas principalmente em duas composições, asfálticas (geralmente as descobertas - devido à durabilidade) ou emborrachadas (costumeiramente as cobertas, pois a borracha amortece o impacto).

Devido ao quique alto, em que a bola será golpeada entre a altura do peito e da cintura do jogador, bater bolas planas trará o adversário para dentro da quadra e aí approaches e deixadas terão mais êxito. Consequentemente serão usados golpes longos, mais altos, com topspin na maioria das vezes. Por essa razão, empunhaduras mais viradas, como as Western, facilitam o trabalho.

Já nas quadras rápidas, com as bolas mais baixas golpeadas entre a altura da cintura e do joelho dos jogadores, a tendência será de trocas de bola mais planas com menos efeito e mais rápidas. As bolas mais curtas normalmente trarão o adversário para a rede com approaches que serão eficientes tanto com topspin quanto com slice; e o jogo de rede será muito mais efetivo. Jogadas como as deixadas e lobs defensivos serão muito menos eficientes, já que no piso duro as bolas lentas e que caem mais na vertical quicarão mais altas e, com a melhor mobilidade dos jogadores, ficarão fáceis de contra-atacar. . Jogadores que usam empunhaduras como semi-Western e Eastern sentirão mais conforto para jogar nesse piso.



Fonte


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: