Posicionamento dos pés no saque do Tenis





http://revistatenis.uol.com.br/media/legacy/edicoes/100/imagens/i317226.jpg

O saque no tênis de campo é o movimento no qual se inicia o rally, constitui-se em elemento técnico altamente determinante no rendimento do praticante, onde este possui total controle durante a execução desta habilidade fechada. A importância do saque dentro do contexto do tênis tende a continuar evoluindo com dependência em muitas variáveis: métodos de treinamento, técnica, equipamentos, entre outros fatores condicionantes e determinantes.
Uma dessas técnicas é o posicionamento dos pés. Quanto a isso, o saque pode ser classificado em duas técnicas:



- Foot-back - técnica que consiste em manter os pés fixos (próximos ou separados) durante a execução do saque 


- Foot-up - técnica que consiste em aproximar os pés durante a execução do saque. Eles iniciam-se separados e, depois, se juntam;

A maioria dos técnicos acredita que a técnica footup é a mais aconselhável para aumentar a potência do saque. Porém, durante a condução do pé de trás para frente, o braço dominante do tenista também é conduzido para frente, ficando mais próximo do tronco. Com isso, a distância em que a raquete pode ser acelerada até a bola também diminui. Como a potência depende principalmente da velocidade instantânea da raquete no momento do contato com a bola. Portanto, com a técnica foot-back pode-se acelerar mais a raquete até atingir a bola.

Qual a vantagem da técnica foot-up, então? Ela é útil para jogadores de baixa estatura, pois estudos mostram que o foot-up favorece a fase aérea, aumentando o ângulo de passagem da bola sobre a rede.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário