Conheça as diferentes superfícies do Tênis





Após Federer ter dito que ficou feliz com o final da temporada de quadra dura, e que agora só pensará no saibro, me perguntaram qual a diferença entre os pisos usados nos campeonatos. Por isso, esse post irá dar uma breve explicação dos vários tipos de superfícies. Os pisos podem ser de saibro, grama ou duros:

Saibro: as quadras de saibro são feitas de pó de tijolo. Esse tipo de quadra é considerada "lenta", porque nela a bola perde velocidade ao quicar, mas o atrito com o chão faz com que ela ganhe altura, diminuindo ainda mais a velocidade do jogo. Uma jogada muito utilizada no saibro é o dropshot, que é a bola batida próxima a rede, fazendo com que o adversário não consiga alcançar a bola. Favorece muito os jogadores defensivos, que costumam vencer os pontos cansando os adversários.  Alguns dos torneios disputados no saibro: o Aberto de Roland Garros, na França, o Masters de Monte Carlo, Masters de Hamburgo e o Aberto do Brasil.

 

 

Quadra de Saibro

Quadra de Saibro

Grama: são as mais rápidas do circuito. Ao quicar, a bola perde altura mas ganha velocidade, fazendo com que os pontos sejam rápidos. Na grama se destacam os jogadores ofensivos, que buscam a definição rápida dos pontos através de saques fortes e que sabem jogar na rede. Levam vantagem também os jogadores que são bons em impedir a bola de quicar, acelerando a disputa do ponto. Os principais torneios jogados na grama são: Wimbledon, na Inglaterra, e o Aberto de Queens, também na Inglaterra.

 

Quadra de Wimbledon - Grama

Quadra de Wimbledon - Grama

 

Crandon Park - Miami

Crandon Park - Miami

Quadras duras: são consideradas como superfícies "médias". Podendo variar de velocidade, são mais rápidas que as quadras de saibro e mais lentas do que as de grama. É considerada a quadra perfeita para quem sabe combinar diversos estilos de jogo. Os Abertos dos Estados Unidos e da Austrália são disputados em quadra dura, porém o torneio norte-americano é disputado em superfície sintética, enquanto que o australiano é jogado em carpete. A diferença entre eles é que o carpete é mais esponjoso do que o sintético, o que faz com que a bola perca velocidade após quicar. Os maiores torneios são os Abertos da Austrália e dos Estados Unidos, o Masters de Cincinnati e o Masters de Indian Wells.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário