Devoluções ofensivas no Tênis









Esta deveria ser a opção número um para a devolução de segundos serviços, principalmente no feminino. Ela é interessante para jogadores que possuem um bom "timing", ou seja, têm facilidade em acelerar a raquete ajustando-se rapidamente com a velocidade necessária e golpeiam a bola no ponto exato.


Este tipo de resposta também é cada vez mais utilizada para devolver primeiros saques fortes, porém é uma estratégia assumidamente mais arriscada.

Execução – uma boa opção é fazer o adversário saber que será atacado, isso pressiona o sacador. Assim, as melhores opções de posição inicial são as ofensivas de direita e esquerda (explicadas na edição 55). Nas quadras rápidas, o split step ofensivo para frente é o mais indicado. No saibro, o split step ofensivo para trás é muito eficiente.

No primeiro caso, usa-se uma preparação mais curta. No segundo, o objetivo de ir para trás é ter tempo para realizar um movimento (swing) longo, para gerar potência na batida.

Nas quadras rápidas, com split step para dentro da quadra, as devoluções chapadas são a melhor opção. No saibro, por estar mais atrás da linha de fundo, um top spin bem acelerado, firme, ao estilo Guga, vai muito bem.

Aqui, o apoio de pernas é o que você usa em seus golpes mais agressivos, seja "open stance" (aberto) ou neutro. O golpe pode sair melhor se for executado com "semi open" (semi-aberto). Porém, devido às variações de velocidade e efeito, o "open stance" resolve quase todos os problemas. Aliás, em todas as outras devoluções, este apoio pode ser a solução para o ajuste de tempo e distância (como no caso de bolas longe do corpo). Hoje ele é usado, inclusive, com backhands de uma mão.

Saiba mais lendo aqui



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário