10 correções para Saque e Smash no Tenis






 


No tênis, o serviço ou saque é o lançamento da bola para iniciar um ponto. Geralmente é feito lançando a bola no ar, e então atingindo-na com a raquete

Já o smash é um golpe que é realizado sobre a cabeça com um movimento similar ao saque, com a diferença que o jogo está em andamento.

Geralmente o smash, é seguido de uma rebatida que a bola vai alta, fazendo com que o impulso causado pelo tenista, ao entrar em contato, siga-se de uma força maior pelo empuxo de cima para baixo feito pela raquete. E este golpe serve para finalizar uma jogada.

Acesse o blog de Educação Física

Vamos ver abaixo 10 correções para uma melhor execução desses dois golpes no tenis:

1. Fique de lado no smash – Para acabar com lobs, você tem que afastar rapidamente, e a melhor maneira de faze-lo é imediatamente ficar de lado com a mão oposta da raquete apontando para cima enquanto a bola sobe. Depois disso, vá para trás usando passos cruzados. Ficando de lado também ajuda você a girar o quadril e os ombros, que proporciona mais força no smash.

2. Pare o pé da frente – Se você costuma fazer foot fault ao deslizar o pé da frente no saque, aqui está a solução: coloque 3 bolas juntas bem atrás da linha de fundo. Prepare o saque, posicionando o seu pé da frente atrás da bola do meio. Tente acertar 20 saques sem o seu pé da frente mexer as bolas. Para manter o seu pé da frente sem mexer, pressione os dedos do seu pé com força no chão.

3. Dê ritmo ao seu saque – Consiga um timing melhor no seu saque contando até três. Diga "um" na armação do saque, "dois" no contato e "três" na terminação.

4. Pratique o saque em diferentes distâncias – Quando você está nervoso ou está ventando muito, é muito comum os jogadores terem problemas para controlar a profundidade do saque. Você pode praticar a profundidade do seu saque ao sacar de diferentes lugares na quadra. Tente sacar de 1m dentro da quadra e 1m fora da quadra para dominar as diferentes profundidades.

5. Mude a sua posição – Você pode colocar um pouco de variação no seu saque simplesmente ao alterar a sua posição na linha de fundo para criar diferentes ângulos. O mesmo saque executado perto do centro é muito diferente do saque executado 2m em direção ao corredor.

6. Cabeçada – Para aprender a se colocar da maneira correta para o smash, treine deixar a bola pingar na sua cabeça ao invés de golpear a bola no smash. Isto vai forçar você a ficar bem debaixo da bola para o smash. Uma variação é pegar a bola com o braço oposto ao da raquete estendido.

7. Encare o alambrado – Para bater um saque com top spin é necessário que você bata para cima e para "fora". Para aprender, entre na quadra e fique aproximadamente 1,7m do alambrado de fundo e treine sacar por cima do alambrado, escovando a bola de baixo para cima.

8. Alcance as estrelas – Quando você não estiver sacando bem, pode ser que você perca a confiança e comece a lançar a bola abaixo do ponto de contato ideal. Isto só piora as coisas. Quando você perder a confiança no saque, force o braço que lança a bola a se estender ao máximo antes de soltar a bola. Então, alcance as estrelas e golpeie a bola antes que ela caia.

9. Mantenha uma empunhadura relaxada – Muitos jogadores seguram a raquete no saque com muita força. Que força é necessária? Numa escala de 1 a 5, com 1 sendo solto e 5 sendo muito apertado, 2 é o correto. Ou pense desta maneira: Vamos fazer de conta que você tem um passarinho na mão. Você quer segurá-lo para que ele não escape, mas não muito apertado para não machuca-lo.

10. Do dedão para os ossinhos – A rotação do ante-braço é a chave para colocar potência no seu saque e no seu smash. Para aprender este movimento, prepare na clássica posição do smash com a raquete para cima atrás da cabeça. Desta posição, você deveria ver o dedão na mão da raquete. Depois que você rotacionar seu ante-braço, você vai ver os ossinhos da mão. Quanto mais rápida esta rotação, maior vai ser a velocidade da cabeça da raquete e o spin.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário