Segundo a ITF (sigla de Federação Internacional de Tênis, em inglês), são precisos de sete a dez anos de treinamento sistemático para que o tenista comece a se desempenhar em alto nível. Os primeiros ensinamentos podem ser passados quando a criança tiver de seis a oito anos, mas permitindo que ela participe de diversas atividades – inclusive dança para trabalhar ritmo –, desenvolva-se e divirta-se. Há a necessidade de não mais do que duas horas e meia por semana de trabalhos físicos e uma hora e meia de atividades táticas (manter a bola em jogo, por exemplo).
Com nove ou dez anos a ITF já recomenda que os futuros tenistas compitam de fato, ainda que no próprio clube. É nessa fase em que se faz para a criança a introdução das estratégias de jogo. Também nela a criança começa a entender o que significam vitórias e derrotas, e os resultados devem ser colocados sob uma perspectiva saudável.
De 11 a 12 anos, quando a coordenação motora e a habilidade já estão bem encaminhadas e se desenvolvem estilo de ataque e estratégia, o foco deve estar em aprender e jogar bem, não exatamente em vencer, embora já se recomende competir regionalmente e nacionalmente, preferencialmente no saibro.
É recomendado que mulheres deem início a um treinamento que valorize o desempenho quando tiverem de 12 a 14 anos; os homens, 13 ou 14 anos. Em média as mulheres atingem um nível top de desempenho entre os 16 e os 19 anos; os homens, de 18 a 21 anos.
Jogar tênis exige do atleta habilidades motoras, cognitivas e emocionais. É fato que crianças em desenvolvimento podem aproveitar ao máximo a aprendizagem e direcionar suas funções apreendidas para o esporte.
Mas a vida de treinos é dura e arriscada. Se a criança não aprendeu a cair, por exemplo, pode ser complicado fazer com que ela se mova rapidamente em uma quadra. E isso exige superação constante para os pais e, principalmente, para as crianças.
Escolher bem os equipamentos para essa batalha é importante. É necessário verificar quais raquetes e quais bolas de tênis estão adequadas à idade e à movimentação das crianças para que não haja lesões e antecipação de fases.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário