Vamos jogar tênis na grama?






 
 


É preciso preparo físico.

Em uma quadra de grama, o físico é muito mais exigido que em outras superfícies. Você pode duvidar disso ao lembrar que Roger Federer e Rafael Nadal jogaram por mais de cinco horas na final de Wimbledon no ano passado e pareciam inteiros ao término da partida. Mas, levando em conta que atletas profissionais são praticamente super-homens, pode ter certeza de que para nós, simples mortais, esta é uma quadra que exige muito da parte física.

O simples fato de a grama ser uma superfície mais fofa já explicaria o cansaço sentido nas pernas após algum tempo de exercício. Levando o exemplo para situações normais, basta pensar sobre o que lhe deixa mais cansado: uma caminhada em asfalto ou andar na praia? É exatamente esta a comparação entre quadras de grama com as de saibro ou de cimento. Com as pernas cansadas, cada vez menos você consegue chegar bem para bater as bolas. Consequentemente, cada vez menos está em posição ideal para realizar os golpes. E, como resultado, acaba errando bolas bobas devido ao desgaste físico e o quique irregular.

Porém, há ainda um outro fator para agravar seu cansaço físico. E, quem sofre com isso são os seus joelhos e suas costas: a bola quica baixo. Quando ela chega a você, ali, no fundo da quadra, já está muito baixa, bem próxima ao chão. A única alternativa? Dobrar bem os joelhos e pegar esta bola o mais alto que conseguir. Difícil? Muito! Cansativo? Muito mais! Uma vez ou outra, vale como experiência. Mas jogar constantemente na grama? Só estando muito bem preparado.

Confira mais 10 dicas para jogar na grama:

  1. Bola certa: a bola não consegue quicar direito na grama sintética, então, bolas comuns são inapropriadas. Você deverá comprar uma bola mais leve para jogar tênis na grama, pois isto diminui um pouco a dificuldade.
  2. Físico: é fundamental que você melhore seu físico, pois assim você evitará problemas no joelho ou nas costas. Isso porque terá que abaixar sempre para bater na bola, pois ela quica baixo. Se você está mal fisicamente, não aguentará mais do que um set em uma grama.
  3. Fique mais perto da bola e atento: é sempre bom ficar atento e mais próximo da bola para golpeá-la, devido às irregularidades do quique. Então, fique atrás dela sempre que for possível. Assim você diminui a chance de um quique errado, impedindo que você a alcance. Estando perto da bola a chance de ajustar a batida é maior.
  4. Jogar dentro da quadra: se você é acostumado a estar a alguns metros para trás da linha de base, pode ir se preparando para jogar dentro da quadra ou o mais perto possível. Isso porque quanto mais próximo você ficar, menos você será surpreendido.
  5. Antecipação: não fique esperando que a bola chegue até você, vá em direção dela! Isso faz com que você bata na subida e, além disso, você não vai ter que mudar a posição após um desvio da bola na grama.
  6. Slices: você não tem o costume de treinar slice e tem um jogo baseado em spins? Para um jogo de tênis na grama, os slices se tornam essenciais. Com a bola baixa é mais seguro fatiá-la do que tentar um topspin. Então um slice bem feito faz com que a bola "morra" na quadra do seu adversário e isso fará com que ele ajoelhe para responder e dê menos ângulo ao golpe de contra-ataque. Sem contar que bolas baixas, em um backhand de duas mãos, causam grandes estragos.
  7. Saques: aplique um saque slice, que será quase fatal. Com a bola baixa e longe da quadra você deixa o seu oponente com o mínimo de ângulo para passar a bola do outro lado da rede. Surpreenda também com saques quique, afinal, nunca se sabe como a bola tocará a quadra adversária. Outro tipo é o saque no corpo, com qualquer efeito, pois são muito proveitosos devido ao seu quique irregular.
  8. Curtinhas: o quique baixo, se somado a um bom golpe, faz com que sua curtinha seja fatal. Mas aplicar uma deixadinha é bem difícil nessa quadra, pois dominar a jogada se torna complicado.
  9. Rede: suba à rede. Na rede você vai ficar nas mesmas condições que da quadra. A bola não pinga e você voleia com mais tranquilidade.
  10. Movimento encurtado: como o tempo é curto, os swings longos são temerários. Encurte o swing deixando a empunhadura mais próxima, se conseguir, da Continental e antecipe. Será eficaz bloquear algumas vezes do que bater realmente nas bolas com spin.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário