Como fazer uma boa tática no jogo de duplas no Tenis





 


O jogo de tênis realizado em duplas muda completamente do jogo realizado em simples, com uma pessoa de cada lado. Além dos pontos são mais curtos, a quadra é maior gerando mais possibilidades de angulações. Com isso,  a parte tática é de EXTREMA importância e pode interferir diretamente no resultado da partida, por mais que exista uma diferença técnica entre os adversários.

Antes de mais nada, defina junto com a sua parceira ou parceiro quem vai jogar na direita e na esquerda. Normalmente, prefiro deixar o melhor jogador da dupla dizer onde ele joga melhor. Importante lembrar que quem fica na esquerda tem uma posição importante, é esse jogador que devolverá golpes no 30×40, 40×30 ou nas vantagens contra e a favor, ou seja, é ele que definirá os games. Normalmente este jogador deveria ser o que possui a maior regularidade nos golpes e controle de cabeça.

No jogo de dupla amador, o papel de cada jogador é bem definido. Quem joga atrás tem a função primordial de trocar bolas no fundo da quadra, de preferência na cruzada. O voleador, por outro lado, tem a função de entrar na jogada para matar (ou seja, finalizar o golpe). Não adianta nada você colocar um jogador na rede se ele morre de medo de ficar lá.  Se a dupla do outro lado perceber isso, vai usar como tática bombardear o voleador. Nesse caso, sugiro ficarem os dois no fundo da quadra e quando perceberem uma boa oportunidade quem gostar de volear sobe.

Porém, os mais experientes sabem que o jogo de duplas se ganha na rede. Ponto. É simples, com dois jogadores de cada lado, se você e seu parceiro conseguirem dominar a rede, vocês juntos conseguem fechar praticamente 100% da quadra deixando seu adversário pressionado e sem opção.

A variação tática na dupla é muito importante. Se você e seu parceiro fizerem jogadas diferentes constantemente irão pegar a dupla adversária de surpresa, estarão sempre com o voleio "na mão" para matar o ponto. A individualidade de um jogador até pode decidir um jogo, porém, na maioria das vezes, é a atuação do grupo, como um todo, que definirá a partida. Portanto, para uma dupla ter êxito é imprescindível que os jogadores tenham bem claro em suas mentes que formam um time e, como tal, precisam desenvolver uma boa tática para vencer.

Essa variedade tem a ver com saque, devolução, movimentação em quadra e voleio. Jogadas ensaiadas são muito comuns no tenis em dupla e faz os pontos serem mais rápidos.

A Tennis strategy é treinamento completo sobre tática e estratégia no tênis de campo, através de um método de 6 passos simplificado você vai se tornar um grande estrategista no tênis. Clique aqui e saiba mais!





DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário