Saibro é um dos três tipos de piso usados nas quadras de tênis.
Ele é mais conhecido pela sua coloração alaranjada e é especialmente utilizado nas quadras da América do Sul e dos países latinos na Europa, como França, Portugal e Espanha.
Entre os vários diferenciais do saibro para as quadras de cimento ou de grama, está o fato de que ele estimula jogadas mais lentas.
Isso acontece porque, quando a bola de tênis quica nesse solo, ela perde velocidade e sobe mais.
Vantagens
Nossa lista começa pelas vantagens e razões que justificam usar o saibro para o jogo de tênis.
Favorece jogadas mais técnicas
Por conta da diminuição na velocidade da bola ocasionada pelo saibro, o jogo nessa quadra tende a ser mais técnico, com jogadas mais bonitas e bolas mais trabalhadas, contando menos com a força física para vencer o ponto.
Com isso, é comum que haja mais disputas longas durante as partidas, oferecendo um espetáculo ao público que adora ver um ponto ser conquistado com inteligência e esforço.
O saibro causa menos lesões
Diferente dos pisos sintéticos, o saibro consegue absorver melhor os impactos.
Isso alivia o esforço exigido das articulações dos tornozelos, joelhos e da coluna dos jogadores, causando menos lesões.
É uma quadra mais barata para construir
A quadra sintética (de asfalto) precisa de 7 camadas na sua construção, contando com 4 materiais diferentes envolvidos na construção.
Já a de grama, além de ser custosa para construir, também gera desgaste e exige manutenções caras
O mesmo não acontece com a quadra de saibro, que precisa de materiais baratos na sua construção.
Mas atenção: apesar de mais barata para construir, a manutenção é trabalhosa.
Alguns clubes, inclusive, precisam refazem suas quadras todos os anos para que fiquem adequadas novamente, já que a terra nelas vai se deformando.
Para finalizar, indico o Tennis Strategy, que é treinamento completo sobre tática e estratégia no tênis de campo, através de um método de 6 passos simplificado você vai se tornar um grande estrategista no tênis.Clique aqui e saiba mais!
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário