Tênis é uma ótima opção de atividade física







O tênis é um esporte que tem características que o tornam uma excelente opção de atividade física, seja pela facilidade em conseguir parceiros, seja pelas tribos que se formam nos clubes e academias, ou pelo charme e tradição, cada vez mais pessoas procuram este esporte.

É fato que ainda existe um mito de que é um esporte caro e difícil de aprender.  Os materiais não são assim tão caros e podem ser encontrados a preços razoáveis e boas condições de pagamento nas grandes lojas de esporte.

Outra boa notícia é que os métodos de ensino evoluíram muito nos últimos anos, tornando o aprendizado muito mais simples, intuitivo e menos técnico.

Um professor bem capacitado terá as ferramentas adequadas para fazer com que você jogue tênis rápido e sem lesões.

Ainda pensando em evitar lesões, outra importante incumbência do professor será orientá-lo no sentido de escolher a raquete correta para seu tipo físico e estilo de jogo.

O tênis será uma excelente atividade física que contribuirá muito para sua saúde. Quer saber mais sobre os benefícios do tênis para a saúde?

Desenvolvimento para os mais jovens
Se você procura por um esporte para matricular os seus filhos, encontrou uma ótima opção! Além de, claro, ajudar no desenvolvimento físico, por trabalhar a musculatura das pernas, braços, costas e abdome.

Mas apesar de exercitar os músculos de forma intensa, é uma atividade muito prazerosa. Isso porque o tênis proporciona um desenvolvimento mental para as pessoas.

As partidas exigem um alto nível de concentração e fica nítido que um jogador desconcentrado está em desvantagem durante uma partida. O esporte desenvolve bastante o equilíbrio e a coordenação. Sendo assim, uma opção completa para os jovens.

Combate a doenças
As práticas regulares de atividades físicas em si são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde. Por ser um esporte com intensidade moderada, em que não se tem grandes piques e um atleta respeita o ritmo do outro, o tênis é altamente indicado para o combate à hipertensão e a doenças cardiovasculares.

Apesar das pausas frequentes, o ritmo cardíaco pode ficar bastante elevado, levando a adaptações positivas no seu corpo. Assim, a prática melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, diminui o risco de ataques cardíacos, além de ajudar na prevenção à osteoporose e auxiliar no bem-estar da mente. Também diminui a ansiedade, o estresse e o risco de depressão.

Redução do peso
Conforme dito, embora seja um exercício com constantes pausas, o tênis pode elevar bastante nos batimentos cardíacos e trabalha quase todos os músculos do corpo, como a natação. É uma prática bastante proveitosa, não é raro em uma partida se gastar entre 600 a 800 calorias. Claro que esse número pode variar de acordo com a idade dos atletas.

Contato com o sol
Como, praticamente, todas as quadras de tênis são ao ar livre, a prática do esporte obriga o atleta a ter contato com o sol, o que é fundamental para a obtenção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio (explicando assim o combate à osteoporose). Para isso, o ideal é manter a prática antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente: