Pliometria na preparação física do Tênis









Os exercícios de pliometria se dão através de sucessivos saltos e são aplicáveis a diversos tipos de esportes e vários atletas podem se beneficiar do seu treinamento e estes tipos de movimentos são essenciais ao atleta que espera alcançar os níveis mais elevados de desempenho.

A pliometria é um tipo de treinamento eficaz que otimiza a força muscular sendo conhecido por desenvolver potência muscular em atletas, beneficiando o desempenho dos mesmos. O treinamento pliométrico (TP) baseia-se em um conjunto de exercícios que favorecem o músculo a atingir um nível mais elevado de força explosiva fundamentado no CAE. Essa ação gera um armazenamento de energia elástica no músculo tendinoso, que é liberada durante a contração concêntrica na forma de energia cinética, transformando assim a força pura em força rápida.

O Tenis de Campo é uma modalidade que utiliza força explosiva e a força rápida. Torna-se evidente tais solicitações da força nos membros superiores e nos membros inferiores dos tenistas.

Embora muita gente ache que a pliometria tem como objetivo somente a melhoria da impulsão vertical, a gente sabe que isso não é verdade. Esse método de treinamento  pode ser usado como uma estratégia de treinamento que visa melhorar e aperfeiçoar a eficiência da qualidade física potência.  A potência representa o componente principal da boa forma física, que pode ser o parâmetro mais representativo do sucesso nos esportes que requerem força rápida e extrema.

A pliometria beneficia desportos que necessitam desenvolver força explosiva e reações mais rápidas baseadas na melhora da reatividade do Sistema Nervoso Central (SNC) e força para absorver impacto de uma equilibrada aterrissagem após um salto, além de atletas de desportos que envolvem atividades explosivo-reativas ou uma alta velocidade de seu próprio corpo semelhante aos que envolvem atividades explosivo-reativas de alta velocidade de um objeto ou instrumento.

Como há inúmeros exercícios que podem ser utilizados tanto para membros superiores quanto inferiores que utilizem a fisiologia da pliometria, eles vão ajudar na preparação física em qualquer fase da periodização. É importante ter em mente as variáveis de tempo de prática na modalidade, idade biológica, nível de treinamento, objetivos, tempo disponível, entre outros fatores, poder-se-ia realizar adequações necessárias orientadas a individualidade do jogador de tênis.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário