Djokovic salva cinco match-points e fatura Xangai






 Numa reação espetacular, o sérvio Novak Djokovic salvou nada menos que cinco match-points no segundo set para conquistar o 13º troféu de nível Masters da carreira e o primeiro no piso sintético de Xangai, ao ganhar verdadeira maratona de 3h21 em cima do britânico Andy Murray. O número 2 do mundo virou a partida com as parciais de 5/7, 7/6 (13-11) e 6/3.

Ao levantar o quinto troféu da temporada, que se soma ao Australian Open e a Miami, o sérvio fica cada vez mais perto de recuperar a liderança do ranking. Nesta segunda-feira, ele aparecerá apenas 195 pontos atrás do suíço Roger Federer, eliminado na semifinal por Murray, e o duelo direto entre eles pela ponta acontecerá dentro de oito dias no ATP 500 da Basileia.

A partida deste domingo foi cheia de alternativas. Os dois tenistas estiveram muito melhor na devolução do que no saque em todo o primeiro set, a ponto de sete dos 12 games marcarem quebras de serviço. O sérvio saiu na frente e fez 2/0, mas levou virada para 2/3. Nova quebra para empatar e outra para Murray reassumir a liderança. Ai foi a vez de Djokovic reagir e chegar a 5/4. Então o escocês venceu três games consecutivos e, ao obter a quarta quebra, levou o adversário a total destempero, destruindo a raquete com quatro pancadas no chão.

O segundo set enfim mostrou maior domínio dos sacadores. Com 3/4, Djokovic tentou ser agressivo mas cometeu dois erros importantes e isso permitiu Murray chegar a 5/3 e sacar para o jogo. Mas o sérvio, apoiado pela torcida, se soltou e reagiu com bolas precisas e profundas, salvando um match-point. O tiebreak levou 22 minutos, marcou mais quatro match-points para o britânico, que também quebrou sua raquete ao perder a série.

Animado, apesar da longa duração da partida, Djokovic esteve sempre à frente no terceiro set, ameaçando constantemente o saque do adversário, que parecia ter perdido energia. A quebra definitiva veio no sétimo game e a partir daí Murray não encontrou mais soluções para o grande volume de jogo do sérvio.

Na curta temporada asiática, Djokovic não sofreu derrotas, tendo faturado Pequim na semana passada. Com isso, soma agora 69 vitórias. Em sua 52ª final, fatura o 33º título e com isso embolsa US$ 670 mil.

Duplas - O indiano Leander Paes se vingou dos compatriotas Mahesh Bhupathi e Rohan Bopanna e faturou Xangai ao lado do tcheco Radek Stepanek. Os campeões do Australian Open e de Miami marcaram 6/7 (7-9), 6/3 e 10-5. Paes atingiu o 51º titulo de duplas da carreira e admitiu a tensão: "Radek conseguiu me deixar relaxado". Ele foi vetado como parceiro dos dois indianos nas Olimpíadas de Londres.





DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário