Em 1989, quando Kimiko Date-Krumm começou a disputar o circuito profissional da WTA, Serena Williams era apenas uma garotinha de 8 anos que ainda dava os primeiros passos no mundo do tênis. Uma partida entre atletas de gerações tão diferentes não é algo corriqueiro nos torneios de Grand Slam, e o público do All England Club teve a rara chance de acompanhar o duelo entre duas jogadoras de épocas distintas neste sábado. Onze anos mais nova, a número 1 do mundo levou a melhor, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0), mas não sem antes ser confrontada pela experiência e garra da japonesa de 42 anos.
Para chegar à 600ª vitória de sua carreira profissional, Serena partiu com artilharia pesada para cima da rival. A americana encaixou oito aces, foi superior nas bolas vencedoras (28 contra oito de Kimiko) e converteu seis break-points, com aproveitamento de 67%. Mas a japonesa também mostrou suas qualidades e, numa devolução para fora da número 1 do mundo, conseguiu anotar seu primeiro game no confronto. Quebrada apenas uma vez, Serena não deu abertura para que o volume de jogo da adversária pudesse crescer a ponto de oferecer riscos. Como resultado, a favorita ao título de Wimbledon conseguiu decidir o duelo em apenas 61 minutos, com direito a pneu no segundo set.
Ao derrotar a romena Alexandra Cadantu por 2 sets a 0, Kimiko se tornou a mais velha tenista a se classificar para a terceira rodada de Wimbledon. Atual número 84 da WTA, a jogadora nipônica alcançou o auge da carreira - a quarta colocação do ranking mundial - em 1995, mesmo ano em que Serena entrava para o circuito profissional. Kimiko se despediu das quadras em 1996, mas surpreendeu ao anunciar o retorno em 2008, aos 37 anos. Em 2011, na segunda rodada de Wimbledon, a japonesa protagonizou um duelo épico contra Venus, irmã de Serena. A americana venceu por 2 sets a 1, após uma batalha de nada menos que 2h55m.
Após despachar Kimiko, Serena encara a alemã Sabine Lisicki, número 23 do ranking, nas oitavas de final. A próxima adversária da número 1 do mundo venceu a australiana Samantha Stosur de virada, por 4/6, 6/2 e 6/1. O retrospecto de embates entre elas é amplamente favorável à Serena, que venceu os dois duelos já realizados entre as duas. Campeã em 2012 e dona de cinco títulos em Wimbledon, a americana já soma 70 vitórias no All England Club e pode igualar a marca da irmã Venus se vencer Lisicki na próxima rodada.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário