Jogos históricos de Maria Sharapova






Maria Yuryevna Sharapova, em russo Мари́я Ю́рьевна Шара́пова, (Nyagan, 19 de abril de 1987) é uma jogadora profissional de tênis da Rússia, atualmente a número 2 do Ranking da WTA. Seus pais são de Homiel, Bielorrússia, mas mudaram-se para Rússia em 1986 logo após o acidente nuclear de Chernobil, cidade ucraniana vizinha.

Em janeiro de 2010, a tenista voltou a ser a desportista mais bem paga do mundo, ao renovar o seu contrato com a marca de artigos desportivos Nike, no valor de 70 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros).

  • 2003 quartas-de-final de Birmingham: derrotou Elena Dementieva, 2-6, 7-6(4), 6-2, apesar de perder nas semifinais para a desconhecida Shinobu Asagoe, ela acabou chamando a atenção de todos por já demonstrar seus dotes de beleza, e também pelos gemidos nada convencionais a cada golpe dentro das quadras.
  • 2004 semifinal de Wimbledon: derrotou Lindsay Davenport, 2-6, 7-6(5), 6-1. Sharapova era 13ª cabeça de chave e superou Davenport que era a número 5 onde a juventude superou a experiência. Embora oprimida pela adversária no 1º set, Sharapova não se abateu e reagiu no segundo vencendo no tie-break, com muita força imprimiu um ritmo ainda mais forte no 3º set vencendo a partida de maneira surpreendente.
  • 2004 final de Wimbledon: derrotou Serena Williams, 6-1, 6-4. Sharapova superou a atual campeã e que defendia o título pela segunda vez em uma das finais mais rápidas da história de Wimbledon. Tornou-se assim a segunda mulher mais jovem a vencer a competição e a primeira não-americana a vencer na era aberta desde Jana Novotná em 1998.
  • 2004 final do WTA Tour Championships: derrotou Serena Williams, 4-6, 6-2, 6-4. Sharapova foi a segunda jogadora a vencer o torneio estando participando pela 1ª vez. No terceiro set estava perdendo de 4-0 mas reagiu e venceu os seis games seguintes quando Serena sentia problemas musculares. Esta conquista porém trouxe muitas polêmicas, outras jogadoras russas acusaram ela de receber instruções do técnico durante os jogos, e muitas reclamavam de seus gritos de entusiasmo ("Come On!") mesmo quando o ponto vinha de um erro da adversária, isso repetiu-se também na final quando notavelmente via-se que Serena Williams não tinha condições de jogo.
  • 2005 semifinal do Australian Open: perdeu para Serena Williams, 2-6, 7-5, 8-6. A rivalidade entre as duas tenistas aumentava cada vez mais, Sharapova teve a chance de servir para o jogo no segundo set mas permitiu a reação de Serena e venceu a partida e conquistou também o torneio.
  • 2005 semifinal de Indian Wells: perdeu para Lindsay Davenport 6-0, 6-0. Esta foi a pior derrota de Sharapova em sua carreira. Foi também a primeira vez que uma tenista Top-3 do mundo perdera um jogo sem ganhar ao menos 1 game.
  • 2005 semifinal de Wimbledon: perdeu para Venus Williams 7-6(2), 6-1. Este jogo ficou marcado por longos rallys e também pelos gritos dramáticos das jogadoras.
  • 2006 primeira rodada de Roland-Garros: derrotou Mashona Washington 6-2, 5-7, 7-5. Parada por cerca de 1 mês e meio devido a uma contusão no pé, Sharapova chegou a estar perdendo no terceiro set por 5-3 e tendo 3 set-points contra, mas reagiu a ganhou 4 games seguidos fechando a partida.
  • 2006 oitavas-de-final de Roland-Garros: perdeu para Dinara Safina 7-5, 2-6, 7-5. Sharapova chegou a estar ganhando de 5-1 no terceiro set mas perdeu 18 dos últimos 21 pontos.
  • 2006 semifinal de Wimbledon: perdeu para Amélie Mauresmo 6-3, 3-6, 6-2. Sharapova venceu 5 games seguidos no segundo set depois de estar perdendo de 1-3, mas Mauresmo quebrou o serviço da russa no terceiro set por duas vezes e venceu o jogo.
  • 2006 semifinal do U.S. Open: derrotou Amélie Mauresmo 6-0, 4-6, 6-0. Sharapova derrotou a então número 1 do mundo pela primeira vez em toda sua carreira. Foi a primeira vez na era-aberta que uma tenista marcara um duplo 6-0 na semifinal da competição.
  • 2006 final do U.S. Open: derrotou Justine Henin-Hardenne 6-4, 6-4. Sharapova retornou a uma final de Grand Slam desde Wimbledon em 2004 e mesmo estando em desvantagem nos confrontos contra Henin onde perdera as últimas 4 partidas, ela demonstrou muita força e determinação, empregando um excelente estilo de ataque que lhe assegurou o título merecido.
  • 2007 final do Australian Open: perdeu para Serena Williams com parciais de 6-1, 6-2. Entrou em quadra como a favorita, mas não esbanjou nenhuma reação contra a inspirada americana. Sharapova justificou o saque fraco como um fator forte que a fez perder a decisão.
  • 2007 final do WTA Tour Championships: perdeu para Justine Henin com parciais de 7-5, 5-7 e 3-6. Chegou na final com 4 vitórias e começou bem a partida vencendo o 1º set e liderando o 2º, mas viu Justine encontrar o seu jogo e virar o placar após 3h24min de jogo, num ano perfeito da tenista belga.
  • 2008 final do Australian Open: Derrotou a sérvia Ana Ivanović e ficou com o título do torneio sem perder nenhum set em toda a competição.
  • 2008 quarta rodada do Aberto da França: perdeu para Dinara Safina em um jogo que durou 2h52mim, onde desperdiçou um match-point no segundo set. Foi a segunda vez que Dinara Safina derrotou Sharapova na quarta rodada do Aberto da França.
  • 2012 final de Roland Garros: Derrotou a italiana Sara Errani e conquistou seu "career slam", que é ganhar todos os Grand Slams pelo menos uma vez.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário