Federer não faz frente e Nadal triunfa em Roma






Quem esperava um grande duelo na final deste domingo do Masters 1000 de Roma pode ter se decepcionado um pouco. O suíço Roger Federer jogou bem abaixo das expectativas e foi facilmente dominado pelo espanhol Rafael Nadal, que conquistou sua 20ª vitória para cima do rival em 30 duelos, com parciais de 6/1 e 6/3, levantando o título no Foro Itálico.

Em sua primeira decisão na temporada, Federer sentiu o peso do retrospecto negativo contra o canhoto de Mallorca. Os dois fizeram a 20ª partida valendo um título e pela 14ª vez quem se sagrou campeão foi Nadal, que também reina absoluto quando se contam os duelos no saibro. Agora são 15 os embates sobre a terra batida e o suíço só conseguiu duas vitórias.

Nadal não só levantou sua sexta taça em oito finais em 2013, mas também recuperou o posto de número 4 do mundo, derrubando o compatriota David Ferrer de volta para a quinta colocação. O canhoto de Mallorca também vai assumir na próxima segunda-feira a ponta no ranking da temporada, que garante os oito primeiros no ATP Finals.

O placar deste domingo foi um dos mais elásticos nos 30 clássicos entre Federer e Nadal. Antes dele, as maiores diferenças haviam acontecido na vitória do espanhol na final de Roland Garros de 2008, quando perdeu apenas quatro games em três sets, com parciais de 6/1, 6/3 e 6/0, e no triunfo do suíço no ATP Finals de 2011, quando ele anotou 6/3 e 6/0 com uma atuação de gala.

Desde o princípio o suíço deu mostras de que não estava em um bom dia. Logo no terceiro game veio a primeira quebra, que foi repetida mais duas vezes antes de Nadal fechar o set com arrasador placar de 6/1. A superioridade do espanhol seguiu-se na parcial seguinte e por pouco ele não repetiu o mesmo placar da anterior.

Nadal chegou a sacar para o jogo em 5/1, só que o suíço salvou a honra e devolveu uma das quebras. Na sequência, ele voltou a confirmar o saque e só foi mesmo derrotado quando Nadal faturou o nono game. Esta foi a sétima conquista do canhoto de Mallorca no Masters 1000 de Roma, onde só foi superado em duas oportunidades, na final de 2011 contra o sérvio Novak Djokovic e na segunda rodada de2008 pelo compatriota Juan Carlos Ferrero.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário