A melhor campanha de Marcelo Melo nas duplas em Wimbledon terminou em vice-campeonato. Na decisão do Grand Slam britânico, neste sábado, o tenista mineiro, que antes havia chegado uma vez às semifinais do torneio, em 2007 (com André Sá), e o croata Ivan Dodig pararam nos irmãos americanos Bob e Mike Bryan. O brasileiro e o parceiro não deram moleza para os atuais líderes do ranking mundial de duplas, mas, apesar de terem vencido o primeiro set, tomaram a virada. As parciais foram de 3/6, 6/3, 6/4 e 6/4.
Este foi o terceiro título de Grand Slams no ano para os irmãos Bryan. Contando o US Open do ano passado, eles se tornaram a primeira dupla a conquistar consecutivamente os quatro principais torneios do circuito na Era Aberta (desde 1968). Se vencerem novamente a competição em Nova York, em setembro, eles serão os primeiros desde 1951 a faturar Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open em uma só temporada. Bob e Mike também são os atuais campeões olímpicos.
- Apesar de não ter vencido a partida, avalio que jogamos muito bem. Os Bryans demoraram mais para entrar no jogo e depois eles aproveitaram melhor as oportunidades. Estar em uma final de Grand Slam é uma sensação indescritível. Essas duas semanas em Wimbledon foram muito especiais. Estou feliz pelo feito histórico e pelo tênis brasileiro que levou dois finalistas a um dos principais torneios do mundo. Acho que isso é muito importante para o esporte no país - avaliou Marcelo Melo.
Neste domingo, será a vez de outro brasileiro ir em busca de título em Wimbledon, com transmissão ao vivo do SporTV2 e cobertura em Tempo Real do SporTV.com. Ao lado da americana Lisa Raymond, o mineiro Bruno Soares disputa a final das duplas mistas contra o canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic. A partida será realizada após a final masculina de simples entre Novak Djokovic e Andy Murray, que começa às 10h (horário de Brasília). O atual número 6 do mundo nas duplas já foi campeão do US Open, no ano passado, junto com a russa Ekaterina Makarova.
O jogo
Nem o mais otimista torcedor brasileiro imaginaria um começo tão bom para Melo e Dodig contra os melhores duplistas da atualidade. Do alto dos seus 2,03m, o mineiro dominava a rede na maioria dos pontos. Na linha de base, o croata dava segurança aos cabeças de chave nº 12 e ainda soltava bons saques. Nessa fórmula os dois venceram cinco games seguidos e por pouco não aplicaram um "pneu" (6/0) no primeiro set. O brasileiro e o croata tiveram um game de serviço quebrado, mas pararam a reação dos americanos a tempo de fechar em 6/3.
No segundo set, uma das armas de Dodig saiu pela culatra. Ele cometeu uma dupla falta no segundo game, ponto que deu uma quebra de vantagem para os americanos. O croata e o brasileiro ainda buscaram igualar o placar. Melo até tropeçou em um lance, causando apreensão nos espectadores que viram muitas escorregadas de tenistas nas quadras do All England Club neste ano, mas estava tudo bem com o atleta mineiro. Bob e Mike administraram bem a folga até o 6/3, com 94% de aproveitamento nos pontos de primeiro serviço.
Melo e Dodig voltaram a ser quebrados no início do terceiro set. No terceiro game da terceira parcial, Dodig praticamente bateu bola sozinho com Bob até que variou a jogada com um lob. Em vez de subir à rede e fechar o ângulo, ele preferiu se manter no fundo e facilitou o tiro do americano. Com esse ponto e o seguinte, Bob e Mike conquistaram a quebra. Mais uma vez, o brasileiro e o croata não conseguiram devolver e tomaram a virada: 6/4.
O quarto set foi o mais equilibrado. As duas duplas foram defendendo bem os serviços, mas o brasileiro e o croata desperdiçaram pontos preciosos. Melo errou dois smashes em um mesmo game, e Dodig chegou a acertar as costas do parceiro. Quando o set estava empatado em 4/4, o mineiro bloqueou três vezes o ataque adversário na base do voleio, mas não conseguiu pegar uma bola que deu a quebra para os americanos. Bob e Mike só perderam um ponto sacando para o jogo e fecharam o campeonato com ace.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário