Um tema que para mim é muito rico e interessante é a Preparação Física, quanto melhor compreendemos seus meandros mais rica em possibilidades esta se torna. Muitas pessoas possuem um certo bloqueio com relação a este ramo da Educação Física quando pronunciamos os termos: condicionamento fisico, atividade física,preparação física...
Isto se deve ao fato de que no passado a Educação Física estava atrelada as práticas militares fazendo uso de práticas de adestramento, imposição e submissão onde a individualidade era negada e o cérebro era uma entidade dividida do restante do corpo chamamos este fenômeno de dicotomia, as idéias e práticas que levam por fracionar o ser humano era o pensamento cartesiano e particulamente no Brasil teve seu auge na décade de 70 no contexto da ditadura militar.
A boa notícia é a seguinte. Embora guardemos esta amarga herança e é verdade que existem profissionais que são muito mais adestradores do que Treinadores-educadores posso dizer que num sentido macro que o cenário mudou para melhor.
Excelentes níveis de formação para preparadores físicos no Brasil, avanços significativos da fisiologia, bioquímica e biologia molecular especificos em esportes e atividade fisica, além de melhores aplicações dos meios e métodos de treinamento.
E o Tênis o que tem a ver com isso? Bem, o tênis é a mesma história, pessoalmente tive alunos que tinham verdadeiro repúdio da preparação física ,ou então tinham conceitos completamente equivocados como por exemplo: musculação vai me travar ou me machucar, mas uma vez compreendido o conceito com práticas váriaveis , objetivos definidos e tratando o individuo como pessoa e não como máquina, os mesmos que não podiam nem se imaginar em um programa começaram a achar essencial a sua incorporação.
Este vídeo da Federação Suiça de tênis com Roger Federer na época com 17 anos e os treinadores Paul Dorochenko e Olivier Bourquin, a idéia é apenas ilustrar a discussão acima e não dizer faça isso ou faça aquilo.
Agora o tema da postagem: Os Principios do Treinamento , estes são diretrizes que estabelecem uma melhor organização do treinamento sem a incorporação destes conceitos , a preparação física torna-se trabalho mecânico sem sentido, lembrando que os objetivos da preparação física sempre é a profilaxia ( prevencão de lesões) e aumento do desempenho,por isso é importante para o amador , profissional ou qualquer individuo que realmente queira melhorar ,ter um conhecimento mesmo que elementar destes 5 conceitos. Vamos a eles:
1. Individualidade Biológica: Parte do principio de que todos somos diferentes , portanto o treinamento deve ser individualizado, todos temos características genéticas que nos tornam únicos, sendo assim, teremos respostas adaptativas diferentes de individuo para individuo. Um exemplo partindo de um contexto técnico- tático por exemplo: querer que um jogador de baixa estatura saque e voleie o tempo todo , sendo que sua condição inata não lhe permite .
2. Sobrecarga: Refere-se basicamente aos estimulos que somos submetidos ,sendo que a melhora é obtida com aumento gradual do estresse Exemplo: recentemente entrei numa discussão extremamente banal com uma pessoa que acreditava nos benefícios da famosa pulseira do equilibrio, dizia para o sujeito que isto era absolutamente esotérico e que desobedecia completamente um dos mais importantes principios do treinamento(sobrecarga) só tem como melhorar treinando se submetendo ao estimulo sistematizado e paulatino.
Outro exemplo também é daquele famoso aluno que treina 1 hora na semana e não faz mais nada e acha que a culpa é do professor que seu jogo não evolui, outros fatores estão envolvidos como por exemplo a qualidade de conhecimento do próprio professor, mas o fator primordial sobretudo nos níveis iniciais é o baixissimo volume de treino.
3. Especificidade: Parte da premissa que a evolução estará interligada a modalidade em questão, portanto a ações devem ser similares ao esporte.
Exemplo 1: treinar com duração e intensidade dos exercicios similares aos do jogo.
Exemplo 1: treinar com duração e intensidade dos exercicios similares aos do jogo.
Exemplo 2: este exemplo parte de uma situação pessoal, certa vez disse para um aluno: hoje vamos treinar resistência , o menino já ia pegando o tênis de correr da raqueteira, quando disse: Não , vamos treinar na quadra ,o menino ficou com uma cara de interrogação incrível, tive que explicar que eu só pediria pra ele correr na esteira ,se ele estivesse obeso, como não era o caso, teríamos que treinar o mais próximo possível da partida , com alta intensidade , pausa similar a da partida, com mudança de direção. O vídeo acima ilustra muito bem isso, com exemplos na quadra.
Exemplo 3: Também fato já muito ocorrido comigo, o aluno chega e pergunta : Professor vou fazer natação vai me ajudar no tênis, aí eu falo: Você vai jogar tênis na água? é a mesma história, as ações musculares são completamente diferentes, não existe transferência de aprendizagem, as demandas de produção de energia são outras, o que ocorre é uma melhora sistêmica indireta não relacionada ao jogo de tênis.
É muito importante neste principio analisar a quantificação da modalidade , ou seja, a grandeza da carga . Exemplo: Qual é a média de duração de pontos? Distância percorrida? Metabolismo predominante e auxiliar?
4. Variabilidade: Este conceito é muito simples e importante, e diz que é preciso mudar , constantemente o treinamento para se quebrar a homeostase dos sistemas corporais. Exemplo: Mudar o exercicio, velocidade de execução, pausa, volume , intensidade ou método.
Se a variabilidade não é empregada o que acontece é o platô a estagnação de desempenho, então é importante mudar o treino sempre sem perder de vista as outras diretrizes.
Exemplo: Seu professor praticamente se escora no cesto de bolas já a 3 meses e faz as mesmas coisas o tempo todo lançando bolas na direita, esquerda , depois saque e final de aula? minha sugestão é: Mude de professor, o jogo de tênis é muito mais rico do que isso e sua metodologia moderna é muito mais interessante e diversificada, o que vai fazer você melhorar porquê oferece desafios constantes.
5. Reversibilidade: Este conceito é mais simples ainda , se resume assim: Se parar de treinar perdem-se as adaptações obtidas pelo treinamento, é completamente errôneo comparar com a regeneração do descanso se você treina bastante é preciso se recuperar, mas se as férias são longas ex: 2 Meses , ocorre um declinio possivelmente acentuado de todas as capacidades fisicas e técnicas.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
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