Treinamento físico para crianças no tênis






Voce sabe qual é a importância do treinamento específico para desenvolvimento físico e motor das crianças, principalmente as que jogam tênis?

Estes treinos podem ser feitos de várias maneiras como, por exemplo, treinamento de força e treinos de velocidade e agilidade.

Há muitas crianças ativas que praticam vários esportes, tais como: dança, futebol ginástica, tênis, etc. Embora pratiquem quantidade suficiente de exercícios físicos, elas também precisam de um programa geral de treinamento de força para assegurar um desenvolvimento muscular balanceado e um risco baixo de lesões por abuso. Basicamente, as crianças devem ter uma boa forma global antes de se envolverem em esportes competitivos que possam aplicar estresse excessivo em um sistema muscoesquelético não condicionado.

Treinamento de força e levantamento de peso

Há uma diferença entre o treinamento de força e levantamento de peso. Por definição, o treinamento de força é um meio planejado e progressivo de exercícios com carga apropriada, que deve ser aumentada gradualmente à medida que o sistema muscoesquelético fica mais forte.

As crianças podem aumentar sua força em até 74%, em apenas dois meses de treinamento, por fatores neuromusculares não hormonais. Uma suposição errada diz respeito a um retardamento do crescimento em crianças que treinam com pesos. Isso é falso, pois nunca houve relato de queda de crescimento ou redução da formação óssea relacionados com treinamento de força.

O foco do treinamento não está na quantidade de peso que a criança consegue levantar, mas sim, no desenvolvimento de uma forma e uma técnica apropriada para vários exercícios que desenvolvam a força.

Os treinos

Os instrutores devem começar com pesos livres e leves, para permitir ajustes apropriados e uma progressão gradual, a fim de assegurar que as crianças executem as técnicas corretamente.

A criança deve concentrar na técnica do exercício e não na quantidade de peso que levanta.

Notavelmente, pode-se utilizar medicine ball para fortalecer efetivamente a musculatura postural de uma criança, pois é onde todos os movimentos começam. Além disso, treinos com medicine balls constituem um método desafiador, pois em muitos exercícios são imitados os golpes de tênis e há desenvolvimento de força, velocidade, potência e coordenação em crianças de todas idades e capacidades físicas e técnicas.

Trabalho em circuito constitui um método seguro, eficaz e barato de treinos. Este método de treinamento é composto por exercícios variados, com cerca de 1 minuto para cada exercício. Assim, as crianças precisam se adaptar a cada exercício, o que causa estímulos corporais diferentes e aumenta sua capacidade aeróbica.

Também neste programa podemos usar bolas, cordões de borracha, escada de corda, enfim, uma variedade de instrumentos de fácil acesso e de baixo custo. Os treinos, projetados com criatividade, podem ser desafiadores e divertidos para o grupo.

Melhora da saúde corporal
- Melhora da postura;
- Melhora do controle motor;
- Aumento da conscientização corporal;
- Aumento da força muscular;
- Aumento da flexibilidade
- Melhora do equilíbrio;
- Prevenção de lesões ósteo-musculares;
- Aumento do controle respiratório.




Tênis e força técnica, físico, mental, tempo de tênis.

Cientistas analisaram crianças na idade de 9 a 14 anos e chegaram à conclusão de que na idade de 11 anos vence quem tem mais prática do tênis. No entanto, a situação começa a mudar, vencendo as crianças com melhores características físicas específicas e preparação psicológica. O tempo da prática de tênis é apenas a terceira mais importante característica. No caso de crianças de 13 e 14 anos esse fator passa a ser o último entre os 4 mais importantes. Enquanto isso, as características físicas passam a desempenhar o maior papel no jogo das crianças e sua importância cresce com a continuação da prática do tênis.

Porém, não se pode chegar à conclusão de que só vale a pena começar a desenvolver as capacidades físicas das crianças em uma idade avançada. Muito pelo contrário. Para o tênis, chega até a ser tarde começar um trabalho, porque existe uma certa periodização no seu desenvolvimento. Estudos revelam que as capacidades motoras se desenvolvem rapidamente em algumas etapas e lentamente em outras.

Por isso entendo ser muito importante que a criança de até 10 anos pratique atividades físicas variadas e, se possível, faça trabalho específico de desenvolvimento de sua coordenação motora.

(Bibliografia TENIS DE CAMPO Anna.P Skorodumova./FORÇA E POTENCIA PARA ATLETAS JOVES WaWestcott PHD.)



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário