Melo e Soares dominam dupla alemã e dão fôlego ao Brasil na Copa Davis





Marcelo Melo tênis Davis duplas (Foto: Paul Zimmer / Vipcomm)

O balé em quadra fez o jogo parecer fácil. Fosse no saque ou junto à rede, Marcelo Melo e Bruno Soares mostravam uma sincronia impressionante. A movimentação que parecia ensaiada fez a dupla brasileira se apresentar de forma impecável na arena em Neu-Ulm. Mesmo com a torcida toda contra, a dupla verde-amarela confirmou a grande fase individual de cada tenista e o favoritismo da parceria ao dominar Daniel Brands e Martin Emmrich. Por 3 sets a 0 (parciais de 6/3, 6/4 e 6/4), Melo e Soares conquistaram a primeira vitória do Brasil na série de confrontos contra a Alemanha e mantiveram viva a esperança do retorno à elite da Copa Davis por pelo menos mais um dia.

Ainda perdendo de 2 a 1 na série de duelos entre os dois países, o Brasil não possui qualquer margem para erro. A equipe verde-amarela só volta ao grupo principal da Davis se vencer os dois duelos de simples restantes. Thomaz Bellucci precisa derrotar Philipp Kohlschreiber (25º do mundo), enquanto Rogério Dutra Silva tem a obrigação de bater Florian Mayer (44º do ranking). O SporTV transmite a partir das 8h (horário de Brasília) deste domingo, e o SporTV.com acompanha todos os lances em Tempo Real.

O serviço impecável de Bruno Soares logo no game de abertura mostrou a tônica do primeiro set. Com excelentes saques, o número 4 do ranking de duplas colocou o Brasil em vantagem logo no princípio da partida. Em contraste, Daniel Brands pecou na pontaria e, ao cometer dupla falta, cedeu a quebra que definiria a parcial. Mesmo com a melhora alemã em quadra e com o apoio da torcida em Neu-Ulm, o time verde-amarelo precisou de apenas 26 minutos para fechar o placar em 6/3.

O segundo set foi bem mais duro e disputado, com Brands e Emmrich pagando na mesma moeda dos brasileiros ao impor fortes saques. A primeira boa chance brasileira na parcial veio no terceiro game, mas os anfitriões salvaram os quatro break-points contra que os ameaçaram. No nono game, os visitantes finalmente tiveram sucesso. Em belíssima devolução na paralela, Melo deixou Brands desequilibrado. O alemão mandou para fora e deu a vantagem ao Brasil. Soares sacou para fechar, Melo bloqueou a rede e, com um voleio, faturou mais um set: 6/4.

A dupla verde-amarela abriu a terceira parcial em grande estilo. Soares deu um voleio que tirou o banco alemão do sério, e Melo completou o serviço ao atacar entre as pernas de um dos rivais. Com a quebra logo no princípio, os brasileiros seguraram a vantagem com tranquilidade. Tiveram ainda outras duas oportunidades de quebra e irritaram de vez Emmrich, que atirou a raquete no chão. No oitavo game, Alemanha esboçou uma reação, mas o Brasil salvou o break point, e Soares cravou um ace para garantir o ponto. Com uma devolução do saque de Melo para fora, a Alemanha deixou o time brasileiro respirar na Davis: 6/4.

Todos os confrontos entre Brasil x Alemanha

Sexta-feira (13/9)
Philipp Kohlschreiber (ALE) 3 x 0 Rogério Dutra Silva (BRA) – 6/3, 7/5 e 6/4
Florian Mayer (ALE) 3 x 0 Thomaz Bellucci (BRA): na sequência – 6/4, 6/1 e 6/2

Sábado (14/9)
Daniel Brands/Martin Emmrich (GER) 0 x 3 Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) – 3/6, 4/6 e 4/6

Domingo (15/9)
Philipp Kohlschreiber (ALE) x Thomaz Bellucci (BRA)
Florian Mayer (ALE) x Rogério Dutra Silva (BRA)





DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário