Sérvia vira para cima do Canadá e vai à final da Copa Davis






Novak Djokovic tênis Copa Davis (Foto: Reuters)

A pressão estava toda nos ombros do número um do mundo Novak Djokovic. Sua vitória não classificaria a Sérvia para a decisão da Copa Davis 2013, mas uma derrota para Milos Raonic significaria a eliminação do time. Acostumado a decidir, Djoko não se afobou. Calmo e cirúrgico, ele bateu o rival por 3 sets a 0, com parciais de 7/6(1), 6/2 e 6/2 e colocou nas mãos de Janko Tipsarevic e Vasek Pospisil as responsabilidades sérvias e canadenses na briga pela vaga na final para encarar a República Tcheca.

Apoiado por Djokovic, que acompanhou de perto o duelo final, Tipsarevic repetiu a boa atuação do compatriota e venceu pelos mesmos 3 sets a 0, com parciais de 7/6(3), 6/2 e 7/6(6), colocando a Sérvia na decisão da Copa Davis 2013 contra os tchecos, que no sábado despacharam a Argentina abrindo 3 a 1. Neste domingo, fechando o duelo, o argentino Leonardo Mayer venceu Jiri Vesely por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4 e fechou a semifinal em 3 a 2 para a República Tcheca.

No primeiro duelo, Djokovic e Raonic, número 11 do ranking mundial, abusaram dos winners, com 34 para o canadense e 31 para o sérvio. E mesmo com dez aces no jogo, Milos não conseguiu igualar seu jogo ao do número um do mundo, cometendo 63 erros não forçados que o colocaram longe de sonhar com o triunfo que definiria o duelo.

No jogo de fundo, Tipsarevic, número 23 do ranking mundial, conseguiu seis aces e errou menos que Vasek, que teve sete saques perfeitos. Mesmo assim, penou para vencer o primeiro set, decidido apenas no tiebreak. No segundo set, mais equilibrado, o sérvio venceu fácil por 6/2, e parecia conduzir o jogo para um terceiro set da mesma forma. Vasek, número 41 do mundo, porém, voltou a dar trabalho, dificultou a devolução do rival e só foi derrotado em novo tiebreak, com um 7/6(6), para o delírio da torcida que lotou a quadra sérvia em Belgrado.

Os tchecos são os atuais campeões da Copa Davis. Eles ainda foram campeões em 1980 (ainda como Tchecoslováquia). A Sérvia foi campeã em 2010. A final acontece entre os dias 15 e 17 de novembro. Os Estados Unidos, que caíram nas quartas de final para  própria Sérvia, são os maiores campeões da Davis, com 32 títulos. Além de campeã, a República Tcheca lidera o ranking da Davis, com 32510.94 pontos. A Espanha é a segunda, com 28750. Os sérvios são terceiros, com 21598.44.

tênis Tipsarevic Copa Davis (Foto: Reuters)

Duelos pela elite

Em 2014, a Argentina será o único representante sul-americano na elite da Davis. A Colômbia foi superada pelo Japão por 3 a 2 na repescagem, enquanto o Equador já perdeu os quatro primeiros confrontos com a Suíça. O Brasil, que ainda tinha chances, viu Bellucci tropeçar na zebra alemã, que eliminou o time verde e amarelo.

Nos outros duelos que ainda não estavam decididos, neste domingo Bélgica e Israel duelaram com vitória para os belgas por 3 a 2, cmo Steve Darcis vencendo Amir Weintraub por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/2 no duelo que desempatou a disputa.

Confira os resultados

Semifinais
Sérvia 3 x 2 Canadá
República Tcheca 3 x 2 Argentina

Repescagem do grupo mundial
Espanha 5 x 0 Ucrânia
Holanda 5 x 0 Áustria
Croácia 1 x 4 Grã-Bretanha
Suíça 4 x 1 Equador
Alemanha 4 x 1 Brasil
Polônia 1 x 4 Austrália
Japão 3 x 2 Colômbia
Bélgica 3 x 2 Israel





DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário