Após dominarem Indian Wells na década de 90, EUA sofrem com jejum de títulos do torneio






Na década de 90, apostar que o título do torneio de Indian Wells ficaria com um tenista da casa era quase certo. Tanto no masculino quanto no feminino, a força do tênis norte-americano era evidente: entre os homens, foram sete títulos de 1990 a 1999; já com as mulheres, foram cinco taças conquistadas.

Com Michael Chang, Jim Courier e Pete Sampras, os americanos conquistaram sete títulos consecutivos do torneio disputado na Califórnia, de 91 a 97. Chang, inclusive, é o maior vencedor do campeonato ao lado de Roger Federer, com três títulos – Courier e Sampras conquistaram duas vezes cada.

Entre as mulheres, não houve um domínio tão avassalador como ocorreu na categoria masculina. Mesmo assim, Mary Joe Fernandez, Monica Seles, Lindsay Davenport e Serena Williams garantiram a supremacia do país em Indian Wells – a primeira foi bicampeã, com títulos em 93 e 95.

No entanto, a virada para os anos 2000 parece ter feito mal para o tênis norte-americano. Após uma década de 90 de glórias, um verdadeiro jejum surgiu nas quadras do que hoje é o primeiro Masters 1000 da temporada: desde 2001, quando Andre Agassi e Serena Williams conseguiram uma 'dobradinha', que um tenista norte-americano não levanta a taça.

Para a edição do torneio que começa nesta quinta-feira, apostar que o jejum de conquistas acabará neste ano soa como improvável. Maior expoente do tênis masculino dos EUA após as aposentadorias de Sampras e Agassi, Andy Roddick, que já foi número 1 do mundo e hoje é o 31º, vem em declínio constante no ranking nas últimas semanas.

Único americano no top 10, Mardy Fish (8º) já foi vice em quatro Masters, mas nunca ganhou esse tipo de torneio. Tenista da casa que mais cresceu nos últimos tempos, John Isner (11º) chegou em apenas uma semifinal em Masters 1000 e contabiliza sucesso apenas em torneios menores.

No feminino, que por anos observou o domínio de Venus e Serena Williams no circuito, a situação é mais drástica. Sem a participação das duas irmãs, nenhuma tenista americana é cabeça de chave - a mais bem colocada, Christina McHale, é a 35ª na lista da WTA e tem apenas 19 anos.

Relembre os últimos campeões no masculino e no feminino em Indian Wells:
2011 – Novak Djokovic/Caroline Wozniacki
2010 – Ivan Ljubicic/Jelena Jankovic
2009 – Rafael Nadal/Vera Zvorareva
2008 – Novak Djokovic/Ana Ivanovic
2007 – Rafael Nadal/Daniela Hantuchova
2006 – Roger Federer/Maria Sharapova
2005 – Roger Federer/Kim Clijsters
2004 – Roger Federer/Justine Henin
2003 – Lleyton Hewitt/Kim Clijsters
2002 – Lleyton Hewitt/Daniela Hantuchova
2001 – Andre Agassi/Serena Williams


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário