Tenistas ameaçam boicotar Wimbledon





Segundo apurou o jornal espanhol Marca, o sindicado dos jogadores da ATP fez uma ameaça para acabar, assim como consegui a UEFA e o COI, com o duplo sistema de impostos cobrado sobre os atletas que ingressam na Grã Bretanha. A decisão seria executar um boicote à próxima edição de Wimbledon, bem como também aos torneios menores de Nottingham e Queen's.

Desde 1988, o Reino Unido cobra taxas sobre os atletas não residentes no país que ingressam por lá. Sob o pretexto de cobrar dos esportistas os royalties produzidos na Grã-Bretanha, graças a seus patrocinadores, o governo local recolhe uma porcentagem desses contratos. O atleta que ingressa na Grã Bretanha tem que deixar por lá uma porcentagem de seu rendimento anual fixo.

Andre Agassi brigou com essa medida em 2006. Uma instância intermediária lhe deu razão por considerar que Nike e Head, seus dois patrocinadores, não tinham residência fiscal em solo britânico, levando a decisão para a Câmara dos Lordes. O norte-americano foi o único que conseguiu driblar a cobrança, mas depois de seu caso surgiu o que foi conhecida como "Lei Agassi".

O ocorrido com Agassi fez com que os britânicos alterassem a regra de cobrança, que desde então taxa os atletas pelos dias que eles ficam na Grã Bretanha. O governo local calcula o ganho fixo do esportista no ano, divide pelos 365 dias e cobra uma porcentagem em cima de cada dia que o atleta permanece no país. Assim, um tenista de primeira linha pode deixar em torno de 900 mil euros aos cofres britânicos.

A indignação dos tenistas veio quando foram abertas exceções aos jogos da Copa dos Campeões da UEFA e ao COI. No primeiro caso, a entidade que comanda o futebol europeu ameaçou eliminar os clubes ingleses de suas competições, enquanto os responsáveis pelas Olimpíadas só viabilizaram a candidatura de Londres por conta de uma trégua nesta cláusula.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário