Murray vence Federer pela 1ª vez em Grand Slams e vai à final na Austrália








Andy Murray garantiu sua primeira vitória sobre Roger Federer em Grand Slams na semifinal do Aberto da Austrália nesta sexta-feira. Com a vitória, o britânico, que se firmou entre os melhores do mundo no ano passado com os títulos dos Jogos de Londres e do Aberto dos Estados Unidos, chega mais perto de encostar em Djokovic e buscar o topo do ranking da ATP.  Ele, porém, não teve vida fácil. Murray encarou um adversário persistente e só conseguiu a vitória no quinto set, após mais de quatro horas de jogo. O placar de 3 sets a 2 teve parciais de 6-4, 6-7 (7-5), 6-3, 6-7 (7-2) e 6-2.

Muito agressivo e esperto desde o primeiro ponto, Murray mostrou estar bem fisicamente, devolvendo até as bolas mais difíceis de Federer e cansando o adversário, que acabou fincando "na defensiva" na maior parte da partida. Após o jogo, o britânico comentou sua primeira vitória sobre o suíço em Grand Slams. "Não é fácil jogar contra Federer, já fiz jogos muito difíceis contra ele aqui na Austrália. Ele é muito forte em Grand Slams".

Já na metade do primeiro set, Federer percebeu que trocar bolas não daria certo contra tanta vontade de Murray e passou a forçar mais o jogo no contrapé do adversário. Murray, por sua vez, não recuou. O britânico apresentou saque forte e fechou o primeiro set em 6 a 4.

A partir de então, o saque tornou-se peça importante no jogo. Não só para Murray, que manteve alto nível no fundamento do início ao fim – o britânico marcou 21 aces na partida – como também para Federer, que percebeu a adaptação de Murray ao seu saque e passou a variar no fundamento.

O suíço evoluiu muito ao passar a sacar mais à direita do adversário, tática que o fez ganhar com erros de devolução de Murray. Seu aproveitamento no fundamento, que foi de 58% no primeiro set, cresceu para 66%.

Com um saque melhor, Federer tentou, durante toda a parcial, aproveitar uma oportunidade de desconcentrar Murray e jogar nos erros do adversário. Mas a chance só veio no  tie-break, quando o britânico teve sua maior sequência de falhas e permitiu que o suíço fechasse o set em 7 a 6 e empatasse a partida.


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário