Clezar revela ter superado expectativas em 2011






Um dos principais nomes da nova geração do tênis brasileiro, Guilherme Clezar teve uma grande temporada em 2012. Começando o ano na 761ª colocação no ranking, ele faturou quatro títulos em futures, que alavancaram sua posição na lista da ATP. Agora, o gaúcho de 18 anos (completa 19 no último dia do ano) se encontra no top 300 e espera seguir evoluindo dentro do circuito.

"No início do ano, eu e o João (Zwetsch) sentamos para conversar e o meu ranking estava perto dos 750, com uns 18 pontos. Então, nós meio que traçamos uma meta para fechar entre os 400 primeiros," revelou o gaúcho, que superou e muito as expectativas.

Apesar de ter ido melhor do que o esperado, Clezar não começou tão bem na temporada. Ele conseguiu apenas quatro vitórias nos seis primeiros torneios que disputou em 2011 e só foi embalar a partir de abril. "Nos primeiros meses do ano não estava conseguindo engrenar, mas as coisas começaram a mudar quando fui jogar um challenger em Recife e ganhei do (Marco) Chiudinelli, que era 147 do mundo", lembrou o gaúcho.

"Depois disso comecei a melhorar, fiz várias semifinais de future e então ganhei meu primeiro título. Logo em seguida venci mais um future, em Porto Alegre, e quando eu vi já estava entre os 400", comentou o atual 287 do mundo. Em Goiânia, Clezar levou primeiro título como profissional, que se juntou a outros três na temporada, dois deles em Porto Alegre e um em Juiz de Fora.

Atravessando ainda uma fase de transição, o gaúcho afirma que evoluiu e amadureceu bastante neste seu primeiro ano como profissional. "Tinha um pouco de dificuldade em manter a postura dentro de quadra. Era um jogador muito reclamão, mas o João tem corrigido isso e melhorei muito neste aspecto. Foi uma das coisas que mais evolui no ano", confessou.

"Vejo a criançada jogando a raquete no chão e lembro que eu era assim. Mas aí eu olho para trás e percebo que se eu fosse diferente talvez estivesse ainda melhor do que estou agora", acrescentou Clezar, que depois de obter grande sucesso na temporada disputando futures, pretende focar mais nos challenger em 2012.

"Devo jogar alguns challengers na Europa, principalmente a gira antes de Roland Garros. Tudo isso para eu ganhar mais experiência. Acho que tenho totais condições de jogar neste nível", pontuou o atleta de 18 anos, que já tem definido seu calendário para o começo do próximo ano.

Entretanto a maior aspiração é mesmo tentar a sorte nos qualificatórios dos Grand Slam. "A gente começa jogando o Aberto de São Paulo e estou na expectativa para ver se eu entro no quali da Austrália. Só estou imaginando como vai ser participar do meu primeiro Grand Slam com apenas 19 anos, é uma coisa fantástica e estou sonhando com isso", disse o entusiasmado gaúcho. "Nem sei se vou conseguir jogar direito, estarei trocando de roupa e de repente posso ver o (Roger) Federer do meu lado", brincou.

Além de poder disputar pela primeira vez um Slam como profissional, mesmo que apenas no classificatório, Clezar também terá outra novidade na próxima temporada, a defesa dos pontos. "Vai ser o meu primeiro ano com esse negócio de defender pontos, é uma experiência diferente. Até agora eu sempre entrava com praticamente zero pontos (nenhum ponto)", lembrou o gaúcho de Porto Alegre.

Muito feliz com sua vida de tenista, ele diz contar com o apoio irrestrito dos pais em sua escolha. Para a próxima temporada, apesar de não ter estipulado metas bem definidas, Clezar espera seguir evoluindo dentro do circuito para quem sabe fechar 2012 perto do top 150.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário