Em casa, no seu piso preferido, Rafael Nadal se reencontrou, mostrou seu incrível poder de luta e levou a Espanha ao quinto título da Copa Davis neste domingo ao vencer Juan Martin Del Potro de virada, 1/6, 6/4, 6/1 e 7/6 (7-0) num jogo épico e memorável de 4h08. Com apenas um ponto nas duplas, o sonho argentino de conquistar o primeiro título foi adiado mais uma vez.
Campeã também em 2000, 2004, 2008 e 2009, a Espanha coroa seu status de maior potência do tênis atual, com 13 jogadores entre os 100 melhores do mundo e três no top 10: Nadal, David Ferrer e Nicolas Almagro, que nem esteve em Sevilha.
Nadal foi responsável pelo primeiro ponto da Espanha, com vitória fácil sobre Juan Monaco. Em seguida, Del Potro disputou uma batalha épica contra Ferrer, mas o espanhol prevaleceu com seu preparo físico e espírito de luta. Nas duplas, David Nalbandian e Eduardo Schwank dominaram Fernando Verdasco e Feliciano López, levando a decisão para o domingo.
Os argentinos ficaram ainda mais esperançosos devido ao primeiro set de Del Potro contra Nadal. Apesar de ter sido quebrado no primeiro game, o gigante de Tandil fez seis games seguidos, apoiado pelos seus poderosos forehands. Todos os games do set tiveram break-points, mas Del Potro foi mais eficaz para convertê-los. Esse set foi o primeiro que Nadal perdeu na Davis desde 2008, mesmo ano no qual ele tomou seu último 6/1 no saibro.
Del Potro quebrou o saque de Nadal logo de cara no segundo set e teve 40-0 no próximo game. Mas o espanhol conseguiu virar o game e a partida. O número 2 do mundo cresceu de rendimento, claramente mais motivado, e encontrou uma maneira de confirmar com mais facilidade. Sacando pressionado em 4/5, Del Potro não resistiu. Nadal, ainda muito motivado, conquistou a quebra de cara no terceiro set e dominou amplamente um Del Potro sem poder de ataque, cometendo muitos erros, derrotado fisica e mentalmente.
O quarto set seguia o mesmo roteiro, com Nadal chegando a ter quebra de vantagem duas vezes. Del Potro conseguiu o empate e chegou a sacar para levar ao quinto. No entanto, Nadal se recusou a entregar o jogo, virou para 6/5 e saque. O espanhol também falhou ao sacar para fechar e a definição foi para o tiebreak, no qual Nadal não perdeu sequer um ponto.
O pentacampeonato da Davis é o quarto título de Nadal na temporada, sendo que os outros três foram no saibro. Apesar da final da Davis ter sido nesse piso, Nadal jogou a primeira rodada contra a Bélgica na quadra rápida. Número 5 do mundo e semifinalista na Austrália e no Masters de Londres, Ferrer é outro herói da Armada Espanhola.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário