O final de ano matador de Roger Federer colocou uma "pimenta" a mais na temporada de 2012 do tênis masculino. Novak Djokovic tem larga vantagem na liderança do ranking, mas também possui muitos pontos para defender, o que pode abrir caminho para Rafael Nadal ou Roger Federer.
"Sei que há um longo caminho pela frente, mas quem sabe? Um dia talvez eu chegue lá. Veremos. Prefiro ignorar isso agora porque sei que Novak colocou isso muito longe de mim com seu ano incrível", afirmou Federer ao New York Times. O suíço está a uma semana do recorde de Pete Sampras de 286 semanas como número 1.
Federer começou a temporada com boas chances, mas perdeu bastante terreno no primeiro semestre. Antes da temporada de saibro, o tenista de 30 anos havia caído para a terceira posição. Em outubro, Federer chegou a ser número 4, mas se recuperou com três títulos.
"Mas de repente você joga bem, ganha 17 jogos seguidos e volta a sentir que está de volta na conversa se ganhar um Slam. Isso é interessante e me anima", acrescentou Federer. Ele termina a temporada a 5.505 pontos de Djokovic. Um objetivo mais fácil seria ultrapassar Nadal, a 1.405 pontos do suíço.
A respeito da Copa Davis, na qual a Suíça joga o Grupo Mundial em 2012, Federer ainda não confirma sua participação na primeira rodada contra os EUA em casa, mas dá a entender que quer estar na equipe. "Acho que é provável que eu jogue. Mas ainda preciso finalizar meu calendário".
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário