Parece que a sorte não quis ficar ao lado do Brasil no sorteio da Copa Davis nessa quarta-feira. Mesmo com uma probabilidade de quase 90% de jogar o confronto de Playoff em casa entre os dias 16 e 18 de setembro, o país levou um baita "azar" ao cruzar com a forte Rússia e terá que vencer fora de casa para voltar ao Grupo Mundial em 2012.
Como os dois países nunca se enfrentaram antes, foi necessário a realização de outro sorteio para definir a sede e, assim, o time de João Zwetsch foi designado como visitante no confronto decisivo. Será a sexta vez consecutiva que o time brasileiro disputará a fase de Repescagem do torneio e a quarta vez que joga fora de seus domínios (jogou contra Áustria, Croácia e Índia).
Sétima colocada no ranking da Davis, a Rússia foi campeã da competição em duas oportunidades - em 2002 e 2006 - e ficou com o vice em outras três ocasiões. Nesta temporada, o time comandado por Shamil Tarpischev foi derrotado na primeira rodada do Grupo Mundial por 3 a 2 frente à Suécia, em Boras.
A expectativa é que a nação europeia escolha um piso rápido e coberto para o duelo em setembro, já que a maioria dos jogadores brasileiros se adaptam melhor ao saibro. Os melhores atletas do ranking são Mikhail Youzhny, em 19º, e Nikolay Davydenko, ex-top3 e campeão da ATP Finals, que mesmo em má fase, está em 29º. Mas, recentemente, Youzhny declarou que não atuará mais na Davis, então Dmitry Tursunov (47º) deve herdar a vaga.
O time brasileiro conseguiu sua vaga graças à vitória contra o Uruguai em Montevidéu no último fim de semana. Thomaz Bellucci e Rogério Dutra da Silva garantiram os pontos no primeiro dia e Bruno Soares, ao lado de Thomaz, fecharam o duelo nas duplas. Os triunfos de Rogerinho e Soares no terceiro dia serviram para completar os 5 a 0 sobre o grupo uruguaio.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário