Kvitova bate Sharapova e vence primeiro Major em Wimbledon






Petra Kvitova, 21 anos, entrou neste sábado para o seleto grupo de imortais do tênis. A checa coroou uma temporada impecável (que já contava com quatro títulos) com o a conquista de Wimbledon, mais tradicional e importante torneio de tênis do mundo, ao derrotar, em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/4, a russa Maria Sharapova. Até 2011, o melhor despenho de Kvitova em Grand Slams tinha sido em Wimbledon 2010, em que chegou à semifinal.

Sharapova, atual número 6 do mundo, disputava sua segunda final em Wimbledon e tentava repetir a conquista de 2004, quando, aos 17 anos, despontou para o tênis mundial, ao derrotar a americana Serena Williams.

A decisão neste sábado, surpreendentemente tranquila para Kvitova, marcou a efetividade do estilo de jogo agressivo de Kvitova, contra a irregularidade da rival russa.

A Partida

Sharapova, que começou bem o jogo, com uma quebra logo no primeiro game, não conseguiu, porém, manter a consistência de seu jogo. Com muitos erros de saque (foram seis duplas faltas), Sharapova ficou longe de ser dominante e teve seu saque quebrado duas vezes no primeiro set.

Kvitova, ao contrário do que fizera no primeiro game da partida, não permitiu outras quebras da rival na parcial inaugural e seguiu tranquila para abrir 1 a 0.

No segundo set, ainda com muitos erros, mas muita garra Sharapova conseguiu equilibrar a partida. Depois de sofrer quebra no primeiro game, Sharapova reagiu e devolveu a quebra, no quarto game, empatando o set em 2 a 2. O ponto do empate veio com um lob defensivo, após ataque mal sucedido da checa sobre o corpo de Sharapova.

Kvitova não demorou a quebrar de novo o saque da musa maior do tênis mundial e, no quinto set, voltou a abrir frente de uma quebra, com uma inapelável bola vencedora de forehand (Kvitova é canhota).

Quando parecia, porém, que Kvitova caminharia tranquilamente para a conquista histórica, foi a vez da checa hesitar e cometer erros, permitindo outro empate a Sharapova.

Em seguida, outra vez, porém, foi a vez de Kvitova conseguir uma quebra, para fechar no décimo game a partida em 6/4. O ponto decisivo veio com um ace, quando Kvitova sacava em 40/0.

A vitória sobre Sharapova e o torneio impecável (Kvitova derrotou também em Wimbledon a bielorrussa Victoria Azarenka, cabeça 4, na semifinal) consolidam a checa como um dos grandes nomes do tênis mundial.

Jovem, alta e agressiva, ela é representante do estilo de jogadoras que baseiam seu jogo em fortes golpes do fundo da quadra, que dominam o circuito feminino na atualidade. Ao contrário de jogadoras como a dinamarquesa Caroline Wozniacki (atual número 1 do mundo), Kvitova não baseia seu jogo em contrataques, mas sim em golpes vencedores.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário