Soderling consegue grande virada contra Hewitt






O australiano Lleyton Hewitt perdeu uma incrível chance de reagir na carreira e manter a sina de grandes campanhas em Wimbledon. Depois de abrir 2 sets a 0 e também ter vantagem no quinto set, ele permitiu a virada do sueco Robin Soderling, cabeça 5, que marcou 6/7 (5-7), 3/6, 7/5, 6/4 e 6/4, num duelo de 3h55.

Quadrifinalista do ano passado, Soderling manteve-se fiel à tática de forçar muito o saque e se manter no fundo de quadra, disparando seus golpes de grande potência. Ele terminou a partida com 74 winners, dos quais 28 foram aces, embora tenha cometido também 39 erros não-forçados, mais do dobro dos 19 do adversário.

Aos 30 anos e ocupando agora apenas o número 130 do ranking, Hewitt fazia apenas seu 14º jogo em toda a temporada, atrapalhado recentemente por uma contusão no tornozelo esquerdo. Este é sua mais baixa posição desde outubro de 1998. Campeão de Wimbledon de 2002, ele defendia um feito particular de ter chegado pelo menos às oitavas do Grand Slam londrino nos últimos sete anos.

Soderling não deixou. Dominado nos dois primeiros sets por um tênis paciente do adversário, que se empenhou em grandes jogadas e levantou vários vezes o público, o sueco não se entregou. Venceu um apertado terceiro set e aí se soltou mais, aumentando sua consistência de fundo de quadra. No quinto set, perdeu o saque e ficou com 2/1 de desvantagem, mas Hewitt falhou e ele conseguiu reação imediata. O australiano sentiu a pressão no game final e, mesmo com saque a favor, cometeu dois erros fatais.

Derrotado nas estreias do US Open e do Aberto da Austrália, Hewitt ganhou seu primeiro jogo de Grand Slam em 12 meses na rodada de estreia, quando tirou o japonês Kei Nishikori. Ao perder de Soderling, ele aumenta seu retrospecto negativo contra adversários top 10, tendo vencido apenas dois dos últimos 25 confrontos.

Sem disputar qualquer preparatório para Wimbledon, o sueco aguarda agora seu adversário para tentar repetir as oitavas de final. Ele sai do duelo entre o russo Igor Andreev e outro australiano, o garoto Bernard Tomic.



DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário