Nadal vê amizade de rivais como exemplo para fãs





Líder do ranking há pouco mais de um ano, o espanhol Rafael Nadal defendeu sua geração em coletiva em Londres, onde disputa o torneio de Wimbledon. Para o atual campeão, o top 4 atual é melhor que o dos anos 90 e ensina aos fãs que é possível manter a rivalidade apenas dentro das quadras.

"Eu prefiro assim. É um bom exemplo de educação para as crianças. Se elas nos virem brigando toda semana, farão o mesmo no futuro. Não é assim que o mundo deve funcionar", afirmou Nadal. O espanhol e Roger Federer sempre afirmaram que são amigos. Já com Novak Djokovic, o número 1 teve um pequeno problema ao reclamar da comemoração do sérvio em Madri, mas garantiu no momento que não ficou chateado.

Segundo Nadal, o bom ambiente entre ele, Federer, Djokovic e Andy Murray permite que eles possam conviver e conversar ao mesmo tempo em que brigam por títulos. "O que acontece fora de quadra não afeta dentro. Nós conversamos nos vestiários antes dos jogos e isso não influencia o jogo dez minutos depois. Os campeões do passado tinham mais problemas entre eles. Mas, para mim, rivalidade é dentro de quadra".

A respeito da geração dos anos 90, que teve Pete Sampras, Andre Agassi, Jim Courier e Michael Chang, Nadal pensa que eles não tinham a mesma pressão que o top 4 de hoje tem. "Os campeões são campeões em suas eras, em sua parte da história. A única coisa que posso dizer é que, antes, os quatro primeiros não jogavam de forma tão sólida como hoje. Em todos os torneios, 500, 1000, Grand Slam, os top sempre estão nas finais. No passado, isso não era tão comum".

Enquanto os norte-americanos venceram 26 Slam juntos, apenas Nadal e Federer já atingiram o mesmo número, sem contar o bi de Djokovic na Austrália. "Há duas razões prováveis para isso: as quadras estão mais lentas do que antes, então há mais chance de se jogar os pontos e, quanto mais tempo em quadra, mais chance do melhor vencer. Segundo, porque temos muitas rivalidades diferentes hoje e sabemos que, se não jogarmos nosso melhor num torneio, será difícil terminar o ano no topo. Por essa razão, temos que estar mentalmente focados toda semana", argumentou Nadal.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário