Cássio Motta (22 de fevereiro de 1960 em São Paulo) é um ex-tenista brasileiro. Alcançou o melhor lugar em duplas 4° em 1983, chegando a ser a 5° melhor dupla do mundo com Carlos Kirmayr. Cássio Motta é destro e jogou profissionalmente entre 1978 e 1994. Representou inúmeras vezes o Brasil na Copa Davis.
Carreira
Numa época onde o tênis estava engatinhando no cenário nacional, Cássio disputava torneios de duplas onde conseguia resultados mais expressivos fazendo duplas de sucesso com Marcos Hocevar, Carlos Kirmayr e Luiz Mattar. Começou a carreira em 1978 jogando em dupla com Carlos Kirmayr, sendo o parceiro bem mais experiente. Em uma gira européia faturaram dois torneios fortes: Madri e Barcelona em 1982. Logo depois, chegaram às semis de Roland Garros em 1982. Depois de um título em Lisboa e as quartas em Nova York, Cássio atingiu o número 4° do mundo e Kirmayr 8°.
Cássio também fez outra dupla de êxito com Cláudia Monteiro nas duplas mistas.
Depois de trocas de parceiros e ainda continuar num ótimo nível, Cássio Motta volta a jogar com Kirmayr em 1984 no U.S. Open. Acabou a carreira em 1994 quando caiu na primeira rodada do challenger de Ribeirão Preto.
Copa Davis
Cássio sendo um dos principais tenistas, foi logo chamado a representar o Brasil na Davis. Até hoje mantém um recorde excelente em duplas: 15 vitórias contra 5 derrotas. Seu primeiro desafio foi sobre a Bolívia. Esteve presente na famosa vitória brasileira sobre a Alemanha em 1992 jogando ao lado de Fernando Roese vencendo Boris Becker e Jelen por 3 sets. Terminou a carreira na Davis em 1993 diante da derrota para a Bélgica.
Na Davis foram 13 vitória de simples e 16 derrotas, e 15 vitória de duplas e 5 derrotas.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário