Bellucci luta por 5h mas Rússia empata confronto em 2 a 2





Thomaz Bellucci lutou muito, chegou bem perto, mas deixou escapar uma vitória que garantiria o retorno do Brasil à elite do tênis. Em jogo de 5h, o brasileiro número 38 do mundo desperdiçou dois match points e perdeu para Mikhail Youzhny (32º) por 3 sets a 2: 2/6, 6/3, 5/7, 6/4 e 14/12. Com isso, a Rússia empata o confronto em 2 a 2. Ricardo Mello e Igor Andreev farão o jogo decisivo dos playoffs da Copa Davis, ainda neste domingo.

Thomaz Bellucci começou o jogo com dificuldades para encaixar o primeiro serviço e teve que salvar um break point no quarto game. No game seguinte, o primeiro em que o saque de Mikhail Youzhny não funcionou, o brasileiro quebrou o serviço logo em seu primeiro break point.

Com Youzhny sacando mal novamente e cometendo muitos erros, Bellucci chegou a 0-40 no sétimo game. O russo conseguiu salvar os três break points, mas, em novo erro do adversário, Thomaz chegou a nova quebra e abriu 5/2.

Durante a pausa para troca de lado, Youzhny recebeu massagem nas pernas. Mas, pela maneira como o russo correu no restante da partida, pareceu mais tática para esfriar o jogo do que realmente problema físico. Quando a partida recomeçou, Bellucci sacou e fechou o primeiro set em 6/2, em 34 minutos, mesmo com um aproveitamento de 48% no primeiro saque.

Youzhny conseguiu finalmente confirmar seu saque no primeiro game do segundo set. Além de atacar mais, o russo também passou a chamar a torcida, que fez barulho como ainda não havia acontecido na Kazan Tennis Academy. Barulho até demais. Erros de saque de Bellucci eram aplaudidos, bolas na linha eram seguidas de gritos de "fora", até o banco russo resolveu ajudar. Dmitry Tursunov puxou uma panela e começou a batucar com uma colher, o que gerou reclamações do banco brasileiro.

No sexto game, Youzhny quebrou o saque do brasileiro e levantou de vez o público. O russo confirmou seus saques nos games seguintes para fechar em 6/3, em 35 minutos.

O terceiro set, o mais disputado até então, foi o que mais deu motivos ao brasileiro para se queixar da marcação dos juízes de linha russos. Bellucci teve dois set points no saque de Youzhny no décimo game, mas o russo conseguiu salvar. No game seguinte, Youzhny teve um break point após uma dupla falta do brasileiro graças a uma bola fora bastante duvidosa no primeiro serviço.

Bellucci conseguiu fechar o game e abrir 6/5 numa bola em que o árbitro principal confirmou o ponto apesar de marcação errada de outro juiz de linha russo. Pressionado, Youzhny errou muito no game, o brasileiro novamente teve dois set points e fechou em 7/5, após 1h04min.

A grande atuação de Thomaz Bellucci esbarrou no primeiro game do quarto set. O brasileiro sacou mal e teve o serviço quebrado logo de cara. Mikhail Youzhny ganhou confiança e dominou o set completamente. Bellucci marcou apenas um ponto no saque do russo, no nono game, numa bola na rede. No ponto seguinte, Youzhny fechou em 6/4 em 42 minutos, levando a decisão para o quinto set.

A última parcial começou como a anterior, com Mikhail Youzhny quebrando o serviço do brasileiro logo de cara. A diferença é que Bellucci reagiu e teve chance de devolver a quebra. Mas o saque do russo mais uma vez fez a diferença e Youzhny salvou três breaks para abrir 2/0.

Bellucci se manteve no jogo, salvou um break point no quinto game e seguiu em busca de uma chance para devolver a quebra. Ela chegou justamente quando o russo sacava para fechar a partida, numa bela passada que empatou a partida em 5/5.

Com Bellucci sacando em 6/6 foi a vez de o russo se exaltar com a arbitragem, numa bola do brasileiro marcada como em cima da linha. Como jogo empatado em 8/8, o russo teve dois break points, salvos por Bellucci. No game seguinte, o brasileiro deu a resposta e teve dois match points no saque do russo. Youzhny mais uma vez contou com seu saque para se salvar e fechar o game.

O placar eletrônico da Kazan Tennis Academy não tinha espaço para o número 10 e passou a mostrar 0 a 9 no quinto set quando o árbitro de cadeira mais uma vez teve que corrigir uma marcação de um juiz de linha. A cena repetiu-se no game seguinte, quando o árbitro mandou voltar novamenta bola errada contra o brasileiro.

No vigésimo-quinto game, após quase cinco horas de partida, Bellucci é vencido pelas cãibras quando tenta chegar numa bola curta de Youzhny. O russo quebra o serviço do brasileiro e, após Bellucci ser atentido no banco de reservas, saca para vencer um grande jogo, empatar a série em 2 a 2 e deixar a decisão para a partida entre Ricardo Mello e Igor Andreev.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário