Djokovic assegura ponta do ranking até 2012





A irresistível campanha de Novak Djokovic na atual temporada, em que perdeu apenas dois de 66 jogos, segue rendendo frutos ao sérvio. Atual número 1 do mundo, posto assumido com a conquista em Wimbledon, o sérvio garantiu a manutenção de sua liderança na lista da ATP até o fim da temporada graças ao título do US Open, conquistado nesta segunda-feira.

Com a taça erguida em Nova York, o atleta de Belgrado abriu mais de quatro mil pontos de diferença para Rafael Nadal, o vice-líder, e não pode mais ser alcançado neste ano. Djokovic só colocará em risco sua posição no ano que vem, quando terá que defender o título conquistado no Aberto da Austrália.

O US Open pouco mexeu na parte de cima do ranking, sendo que houve apenas uma mudança no top 10, a volta do francês Jo-Wilfried Tsonga, agora ocupando a décima colocação. Ele entra no lugar do espanhol Nicolas Almagro, que não passou da estreia em Flushing Meadows e caiu para a 12ª posição, atrás do também francês Gilles Simon.

Uma das maiores surpresas do torneio, o norte-americano Donald Young, que foi até as oitavas de final nas quadras nova-iorquinas, foi quem mais ganhou lugares no ranking. Ele subiu 27 postos e se encontra como atual 57 do mundo, a melhor colocação de sua carreira. Outros dois norte-americanos que se deram bem com a campanha em Flushing Meadows foram Andy Roddick e John Isner.

Quadrifinalistas no último Grand Slam da temporada, os dois ganharam importantes posições na lista da ATP. Roddick saiu da 21ª para a 14ª colocação, enquanto Isner teve uma ascensão mais comedida, subindo quatro posições para se colocar como atual 18 do mundo, assim como Young, sua melhor condição da carreira.

Vale também destacar outras três boas arrancadas, a do veterano espanhol Juan Carlos Ferrero, a do luxemburguês Gilles Muller e do croata Ivo Karlovic. Aos 31 anos, Ferrero conseguiu voltar ao top 100, na 82ª colocação, depois de alcançar as oitavas em Nova York, mesma rodada em que parou Muller, que ganhou 19 posições e é o 49 do mundo.  Karlovic subiu um posto a menos que o luxemburguês e está na 76ª colocação.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário