Tipsarevic abandona e coloca Djokovic na semifinal





Pela 11ª primeira vez neste US Open, uma partida foi interrompida antes mesmo do fim por conta de um abandono, um recorde nos Grand Slam, superando as 10 desistências de Wimbledon, em 2008. O beneficiado desta vez foi o sérvio Novak Djokovic, que viu o compatriota Janko Tipsarevic deixar a quadra quando o número 1 vencia com parciais de 7/6 (7-2), 6/7 (3-7), 6/0 e 3/0, depois de 3h27.

Nas semifinais, Djokovic vai enfrentar o vencedor do duelo envolvendo o suíço Roger Federer e o francês Jo-Wilfried Tsonga, em reedição das quartas de final em Wimbledon. Na grama londrina, assim como aconteceu também no último encontro entre eles em Montreal, Tsonga levou a melhor sobre o atleta da Basileia.

Djokovic está em desvantagem no retrospecto contra os dois possíveis adversários por uma vaga na decisão do US Open. Apesar de ter vencido Tsonga nas duas vezes que se enfrentaram neste ano, o sérvio soma quatro vitórias e cinco derrotas frente ao francês. Já contra Federer a situação ainda é pior, com nove triunfos em 23 jogos.  Neste ano o suíço foi um dos dois que bateu o número 1 do mundo, na semi de Roland Garros, mas perdeu os outros três jogos que fizeram.

Apesar de avançar com a desistência do compatriota, Djokovic não teve vida fácil e suou enquanto Tipsarevic este saudável dentro de quadra. Para levar o primeiro set ele batalhou muito, ficou atrás do marcador (0/2), virou para 5/3, permitiu nova igualdade e só conseguiu largar em vantagem no tiebreak, num set que levou 1h24. Novamente equilibrada, a segunda parcial chegou a ter 3/0 para Tipsarevic, vivendo um grande momento na partida. Mesmo com a reação do adversário, ele se manteve sólido e conseguiu igualou o marcador.

Mas o esforço custo caro. Com os problemas físicos começando a incomodar, Tipsarevic não teve mais condições de fazer frente ao compatriota. Chegou a pedir atendimento médico, mas desistiu depois de perder nove games seguidos, concretizando o 11º abandono deste US Open e o segundo no caminho de Djokovic, que já havia contado com a desistência do quali irlandês Conor Niland na estreia.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário