Brasil vence Rússia nas duplas e fica a uma vitória do Grupo Mundial





Nos últimos oito anos, o Brasil nunca esteve tão perto do Grupo Mundial da Copa Davis como neste sábado, após a vitória de duplas sobre a Rússia em Kazan. Bruno Soares e Marcelo Melo bateram Dmitry Tursunov e Igor Kunitsyn por 6/4, 7/5 e 6/2, em 2h07min, abrindo 2 a 1 no playoff e fazendo o Brasil dormir mais perto da elite do tênis mundial. O placar após dois dias é igual ao do confronto contra a Índia, no ano passado. O resultado nas duplas e a atitude, não.

- Jogar pela Davis é bem diferente. Fico muito feliz por estarmos 2 a 1 na frente e por ter feito isso ao lado de um amigo que é o Bruno. Jogamos muito bem. O ponto das duplas quando o confronto está 1 a 1 é ainda mais importante - disse Marcelo Melo.

Neste domingo, a equipe brasileira precisa de apenas um ponto para vencer o confronto. Thomaz Bellucci abre a programação contra Mikhail Youzhny enquanto Ricardo Mello terá pela frente o número 2 da Rússia. A princípio, Igor Andreev. Mas o capitão Shamil Tarpischev deve promover uma mudança, com Dmitry Tursunov como o mais cotado.

tênis bruno soares marcelo melo brasil copa davis rússia (Foto: Agência Reuters)Melo (esq.) e Soares deixam o Brasil em vantagem (Foto: Agência Reuters)

A partida de duplas começou com muitos erros de ambos os lados. O Brasil teve cinco chances de quebra logo no primeiro game, mas os russos conseguiram manter o saque. Em seguida, Soares e Melo tiveram que salvar quatro break points para fazer 1/1. A primeira e única quebra de serviço no set viria apenas no nono game, num voleio para fora de Kunitsyn. No game seguinte, Bruno sacou e fechou em 6/4, em 40 minutos.

A dupla brasileira começou o segundo set quebrando o serviço russo mais uma vez, mas Tursunov e Kunitsyn devolveram a quebra logo em seguida. No momento decisivo, porém, com o set empatado em 5/5, o Brasil levou a melhor novamente no saque de Tursunov e chegou a nova quebra, fechando em 7/5 no game seguinte, em 50 minutos.

No terceiro set, com Kunitsyn errando muito, os brasileiros quebraram duas vezes o serviço russo e abriram 5/1. A vitória chegou num ace de Bruno, apenas a segunda vitória do Brasil nas duplas em sete tentativas de voltar ao Grupo Mundial desde 2003. Neste domingo, a equipe brasileira entra em quadra precisando de um ponto em duas chances. Mas Bruno Soares prefere nem pensar no quinto jogo.

- Tomara que o Thomaz ganhe logo para a gente definir isso - disse, sorrindo.

A República Tcheca foi a primeira a se classificar ao Grupo Mundial. Fechou em 3 a 0 o duelo contra a Romênia.

Confrontos dos playoffs:
Rússia 1 x 2 Brasil
Austrália 2 x 1 Suíça
Romênia 0 x 3 República Tcheca
África do Sul 1 x 1 Croácia*
Japão 2 x 1 Índia
Bélgica 1 x 1 Áustria*
Chile 0 x 2 Itália*
Israel 1 x 1 Canadá*
*em andamento


DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário