O suíço Roger Federer encontrou um adversário duríssimo pela frente, mas conseguiu se impor em quadra e garantiu sua classificação para as oitavas de final de um Grand Slam pela 30ª vez consecutiva. Detalhe: em todas as 30 vezes alcançou também as quartas. O número 3 do mundo e pentacampeão do US Open venceu o gigante croata Marin Cilic (28), de 1,98m, por 3 sets a 1 - 6/3, 4/6, 6/4 e 6/2 -, e se manteve vivo no torneio americano. A partida teve duração de 2h40m.
Foi o terceiro triunfo de Federer em três jogos contra Cilic. Nas oitavas, ele encara o vencedor do confronto entre o argentino Juan Monaco, 36º do ranking, e o veterano alemão Tommy Haas (475), que se enfrentam neste sábado.
Com uma excelente variação de jogo, Federer teve o primeiro set inteiramente sob controle. O suíço esteve firme no fundo de quadra e esbanjou técnica quando subia para o voleio. No quarto game, aproveitou a chance e quebrou Cilic. E manteve a vantagem para fechar em 6/4, com bastante autoridade.
O panorama mudou muito no segundo set. Com 2/1, Cilic teve um break point e perdeu grande chance: colocou Federer de um lado para o outro da quadra e, quando teve um smash fácil para conquistar a quebra, jogou na rede. Mas o croata não deu nova bobeira no décimo game: o suíço sacou em 15/40 e salvou o primeiro break, mas Cilic rebateu bolas potentes do fundo e conseguiu fechar a parcial em 6/4.
Federer pressionou e conseguiu quebrar o serviço de Cilic já no primeiro game do terceiro set, após uma direita do croata que ficou na rede. No entanto, levou o troco imediatamente e perdeu o saque de zero, algo raríssimo em toda a carreira do ex-número 1 do mundo - outra raridade se deu pelo fato de o suíço ter aplicado menos winners do que o rival: foram 31 contra 40 -. A partir disso, os dois confirmaram os respectivos serviços com bastante dificuldade. Até que, com uma dupla falta, Cilic entregou o nono game de presente para Federer, que fechou em seguida em 6/4.
A maneira como terminou o set anterior visivelmente abalou Cilic, que voltou menos incisivo à quadra e teve seu saque quebrado já no terceiro game. Firme, Federer soube utilizar o mau momento do adversário a seu favor, quebrou novamente no sétimo game e fez 6/2, fechando o jogo em 3 sets a 1.
Abandonos beneficiam Ferrero e Tipsarevic
O tcheco Tomas Berdych, número 9 do mundo, foi eliminado do US Open neste sábado. Ele abandonou a partida contra o sérvio Janko Tipsarevic (20) quando perdia por 6/4 e 5/0. Nas oitavas de final, ele encara o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 e atual 105º do mundo, que também contou com uma desistência, só que do compatriota Marcel Granollers (32), quando vencia por 6/1 e 4/3.
DICAS PARA PROFISSIONAIS:
TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra
Nenhum comentário