Tsonga é campeão na França e sobe no ranking





Jo Wilfried-Tsonga finalmente conseguiu coroar sua grande temporada com um título. A vitória veio justamente em seu país natal, no ATP 250 de Metz, sobre o croata Ivan Ljubicic, 6/4, 6/7 (4-7) e 6/3. Foi o primeiro título de Tsonga em praticamente dois anos e colocará o francês na sétima posição do ranking.

Com o resultado, Tsonga deixou para trás o tcheco Tomas Berdych, o compatriota Gael Monfils e o norte-americano Mardy Fish. O fato de não ter jogado a maior parte do segundo semestre do ano passado, devido a uma grave lesão no joelho, faz com que Tsonga tenha apenas 180 pontos para defender até o final da temporada.

Os 250 pontos também deixam Tsonga ainda mais perto da vaga no ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada. O francês ocupará a sexta posição na corrida, ultrapassando Fish e atrás de David Ferrer. O espanhol é o primeiro da lista ainda em busca de vaga, já que os quatro primeiros do mundo estão garantidos em Londres.

Tsonga poderia ter fechado a partida em dois sets, já que teve uma quebra de vantagem e não aproveitou. O francês também começou o tiebreak do segundo na frente, abrindo 4-2, mas levou cinco pontos seguidos e teve que decidir no terceiro set.

Responsável por um dos resultados mais surpreendentes do ano, eliminando Roger Federer nas quartas de final de Wimbledon, Tsonga agora é o número 1 da França. Ele marcou neste domingo 14 aces, dois a mais que Ljubicic.




DICAS PARA PROFISSIONAIS:

TÊNIS CAMPEÃO: 200 EXERCÍCIOS DESCRITOS EM VÍDEOS PARA TREINO
Manual para Professor de Tênis de Quadra

Comente:

Nenhum comentário